A oito rodadas do fim, a Série B do Campeonato Brasileiro já tem um cenário traçado entre os times que brigam pelo sonhado acesso e os que lutam para fugir da degola. Na disputa pelo topo, Chapecoense e América-MG puxam a lista. Do lado contrário, a corrida pela sobrevivência envolve, principalmente, quatro times. Tido como favorito, o Cruzeiro está no meio do caminho e pode disputar uma nova edição da Segundona em 2021.

Na terceira colocação do campeonato com 50 pontos, o Dourado precisa somar mais cinco vitórias para se garantir, no entanto, terá jogos difíceis pela frente como o Náutico, na noite desta terça-feira (22), no estádio dos Aflitos e o Cruzeiro, no Mineirão, na rodada seguinte. Também estão no caminho do Dourado o Juventude (G-4) e o Sampaio, que briga por uma vaga na Série A.

Primeiro e segundo colocados da competição, respectivamente, Chape e Coelho já chegam a 99% de chance de acesso à elite do futebol brasileiro – segundo números do site Infobola. Na sequência, Cuiabá (62%), Juventude (50%), Sampaio Corrêa (25%) e CSA (23%) são as equipes que se lançam na disputa nas outras duas vagas que restariam no cenário atual (veja lista completa abaixo).

Chances de acesso e risco de rebaixamento na Série B do Brasileiro — Foto: Arte / Infoesporte

Chances de acesso e risco de rebaixamento na Série B do Brasileiro — Foto: Arte / Infoesporte

Do outro lado da tabela, outros dois clubes são vistos como praticamente rebaixados. São eles Oeste e Botafogo-SP, que, respectivamente, têm 99% e 97% de risco de queda.

Já Figueirense (57%), Paraná (59%), Náutico (47%) e Vitória (23%) são as outras quatro equipes que estão envolvidas diretamente na fuga do Z-4.

O Cruzeiro, por sua vez, tem um caminho duro na competição e precisa de uma grande arrancada para conseguir sair da Segundona. Atualmente, a equipe tem 4% de probabilidade de subir à Série A. Por outro lado, após sofrer na competição, o time celeste praticamente apagou o risco de queda, que hoje é de apenas 1%.

Chance de acesso à Série A

  1. Chapecoense – 99%
  2. América-MG – 99%
  3. Cuiabá – 62%
  4. Juventude – 50%
  5. Sampaio Corrêa – 25%
  6. CSA – 23%
  7. Avaí – 16%
  8. Guarani – 13%
  9. Ponte Preta – 7%
  10. Cruzeiro – 4%
  11. Brasil-RS – 1%
  12. Confiança – 1%
  13. Operário-PR – 1%
Taça do Campeonato Brasileiro da Série B — Foto: Divulgação CBF

Taça do Campeonato Brasileiro da Série B — Foto: Divulgação CBF

Risco de queda à Série C

  1. Oeste – 99%
  2. Botafogo-SP – 97%
  3. Náutico – 47%
  4. Figueirense – 57%
  5. Paraná – 59%
  6. Vitória – 21%
  7. CRB – 9%
  8. Operário-PR – 5%
  9. Confiança – 3%
  10. Brasil-RS – 2%
  11. Cruzeiro – 1%

Números do Infobola