Após conquistar pela primeira vez o prêmio de melhor jogador do mundo, Robert Lewandowski citou influências brasileiras em sua carreira. O polonês de 32 anos mencionou os nomes de Ronaldo e Romário, atacantes que também estiveram no mesmo lugar de destaque.

Quando eu era um jovem jogador eu lembro de ver Ronaldo e Romário jogando e eles foram grandes influências, grandes ídolos pra mim. O Brasil sempre teve jogadores incríveis, e eles mostravam um futebol mágico. E eu algumas vezes jogava com a camisa 11 por causa do Romário, que eu vi inúmeras vezes em campo
— Lewandowski

Lewandowski ainda fez questão de exaltar a força do grupo do Bayern de Munique na caminhada rumo ao The Best. O camisa 9 comemorou ainda o fato de ter vencido os dois maiores nomes da história da premiação.

– Eu estou muito orgulhoso de ter vencido esse prêmio. Foi uma performance em grupo, foi impressionante como vencemos juntos, é um sentimento incrível e eu estou muito feliz que eu estava competindo com Lionel Messi e Cristiano Ronaldo e recebi o prêmio.

Eu gostaria de dizer que não importa da onde você vem, o que importa é a sua performance, como você se prepara para os desafios. Eu consegui conquistar tantos troféus com meus colegas de time e essa é uma sensação incrível. Acho que a gente escreveu história no futebol.
— Lewandowski

– Eu sei que é difícil permanecer no topo, mas também gostaria de agradecer aos meus amigos, meus técnicos, e meu staff pessoal. Eu não teria conseguido fazer isso sem todo mundo que ajudou. Eu posso estar aqui na frente, mas tem muita gente atrás de mim. Não é fácil achar as palavras certas, eu também tive momentos difíceis – completou.

Lewandowski recebe o prêmio das mãos do presidente da Fifa, Gianni Infantino — Foto: AFP

Lewandowski recebe o prêmio das mãos do presidente da Fifa, Gianni Infantino — Foto: AFP

Veja outras respostas de Lewandowski em entrevista coletiva virtual:

Acima do esperado?

– Esse prêmio é incrível, isso quer dizer que eu sempre fiz as coisas certas na minha vida, eu atingi minhas metas. Eu também sou muito grato ao meu time, porque eu não poderia ser quem eu sou como jogador sem meu time, então eles realmente trouxeram o melhor de mim, no meu jogo. Tudo isso é acima do esperado, e talvez leve um tempo para realizar tudo que está acontecendo, o que eu ganhei hoje. Ser declarado o melhor jogador do mundo este ano… isso é incrível. Acho que vai ser difícil dormir essa noite. Mas temos um jogo em breve, então estou muito empolgado de poder continuar jogando com excelentes jogadores.

Primeiro jogador do Bayern a vencer

– Acho que estamos todos orgulhosos, porque no final das contas esse premio pertence a todo o time. Vencer como jogador do Bayern significa muito e eu espero que essa seja uma tendência que continue, e que não tenhamos que esperar tanto tempo como esperamos agora para ter um prêmio como esse. Se você está no topo, claro que todo mundo quer te vencer, mas estamos prontos para lutar. Nós temos ótimos jogadores, jovens jogadores, e também em termos de saúde mental estamos muito bem. Nós estamos prontos para os próximos desafios, para ganhar mais títulos. E muito feliz de fazer parte desse time. Acho que funcionamos muito bem juntos.

Próximos objetivos

– Pra mim nunca é o suficiente. Enquanto eu jogar futebol eu sempre pensarei no próximo título, essa é a minha mentalidade, e está no nosso time todo. Vencer um (campeonato) é ótimo, mas uma segunda vez… ganhar esse troféu uma segunda vez… .E poder celebrar com os torcedores, especialmente quando eles puderem voltar aos estádios, isso será ainda mais perfeito. Essa é a nossa meta agora. pode celebrar nosso próximo titulo com nossa torcida no estádio. E acho que falo pelo time todo. Eu espero que possamos fazer isso no próximo ano.

O que fazer para continuar no topo?

– Continuar no topo certamente será um grande desafio. Mas nós estamos prontos. Somos mentalmente muito fortes, não importe quantos títulos você ganhe, você sempre quer ganhar mais. nós treinamos todos os dias, muito pesado, para atingir nossas metas, não é sempre fácil mas fazemos isso. E o tempo entre a final da Champions League e a próxima temporada é muito curto, não tivemos muita oportunidade de relaxar, tirar um tempo para descansar. Então continuamos no modo de jogo. De certa forma, essa temporada vai ser muito difícil para todos, há muita pressão. E eu acho que o mais importante é estar pronto para continuar jogando. (Globo Esporte)