O Cuiabá está de volta para o G-4 da Série B, ao menos provisoriamente. Com gols dos atacantes Élton e Jenison, sendo um em cada tempo, o Dourado venceu o Oeste por 2 a 0 em plena Arena Barueri, saltou três posições e chegou à terceira posição do campeonato. Apesar do placar, o jogo foi muito equilibrado e o time paulista chegou a ter domínio em maior parte do jogo, com direito a mais finalizações e até bola na trave do goleiro João Carlos. Já o Cuiabá com um futebol para o gasto, foi mais eficiente e fez por merecer a vitória.
Primeiro tempo
Após um início com leve pressão do Oeste, o Cuiabá conseguiu equilibrar as ações na Arena Barueri, no entanto, o jogo seguiu lento e com pouca criatividade. A primeira boa oportunidade só veio aos 22 minutos, com um ataque perigoso do Oeste. Em cobrança de falta, Léo Ceará levantou para a área e Maurício Barbosa chegou cabeceando com perigo, à esquerda de João Carlos. Quase o gol do time da casa.
Mas o Cuiabá foi cirúrgico e abriu o placar em sua primeira chegada, aos 27 minutos. Após boa jogada de Felipe Marques em contra-ataque pela esquerda, Élton, o artilheiro do time em boa fase, foi lançado, recebeu entre os zagueiros e chutou cruzado, rasteiro e forte para fazer um belo gol e deixar o Cuiabá em vantagem: 1 a 0.
O Cuiabá teve ótima chance para ampliar aos 36. Pierini recebe de Elton na entrada da área e enche o pé. A bola desvia em Luanderson e passa muito perto do gol defendido por Caíque França. Foi por pouco.
Segundo tempo
Logo aos 4 minutos em cobrança de escanteio, Luanderson sobe mais que a zaga e desvia de cabeça. A bola bate no ombro de Elton e jogadores do Oeste pedem pênalti. A arbitragem nada marca. A resposta do Cuiabá veio aos 11 minutos com jogada individual de Felipe Marques que foi ao fundo, mas finalizou errado para fora.
O Oeste voltou a assustar aos 15 minutos, quando Bruno Lopes recebe na área e tenta um chute cruzado. A bola passa na boca do gol e sai pela linha lateral. Aos 24 minutos, quase o Oeste empatou. Fábio gira sobre a marcação e rola para Pedrinho, que bate rasteiro de fora da área e acerta a trave do Cuiabá.
Mas foi o Cuiabá quem mostrou eficiência mais uma vez, aos 31 minutos. Yago abre espaço na defesa e arrisca o chute. A bola desvia em Luanderson e sobra para Jenison, na marca do pênalti, que toca de pé direito no canto de Caíque França, sem chance de defesa. Depois desse gol, o Oeste praticamente se entregou e a partida diminuiu de ritmo. Ao final, os jogadores do Dourado comemoraram mais uma importante vitória.
Como fica
Após duas rodadas, o Cuiabá volta a vencer e entra provisoriamente no G-4, agora com 47 pontos. O Auriverde aguarda o resultados de jogos desta noite para saber se dorme na zona de classificação para a Série A. Com essa vitória, o time cuiabano já garante pontuação suficiente (47) para garantir sua permanência na Série B, mesmo que venha a perder todos os jogos restantes. A equipe agora corre atrás de 16 pontos nas nove rodadas restantes para subir à elite do futebol nacional.
Já o Oeste segue na lanterna da Série B com apenas 16 pontos conquistados em 29 rodadas. A equipe vê a situação se complicar ainda mais, já que se mantém a 15 pontos da primeira equipe fora da zona de rebaixamento. Foi a 19ª derrota dos paulistas na competição.
Veja os melhores momentos da partida
Próximos jogos
Após o jogo desta terça-feira em Barueri, o Cuiabá não terá muito tempo para descansar. Nesta sexta-feira (18), a equipe volta a campo para enfrentar o Operário-PR, na Arena Pantanal. Esse jogo, válido pela 30ª rodada da Série B, está agendado para as 21h30 (horário de MT). Já o Oeste joga no mesmo dia, mais cedo (15h de MT), contra o Vitória, na Arena Barueri.
Classificação provisória da Série B
Jogos da 29ª rodada da Série B (horário de Brasília)