O tratamento dispensado pela cúpula do MDB para o prefeito Emanuel Pinheiro, em sua campanha à reeleição para a Prefeitura de  Cuiabá, não ainda provoca faíscas nas hostes do Palácio Alencastro. A insatisfação com a legenda não é exclusiva do prefeito, mas de praticamente todo o seu grupo político e não são poucos os que defendem até mesmo a busca de novos ares.

O fogo amigo deixou rachaduras graves, no lado do chefe do Poder Executivo da Capital. A última manobra que caiu como uma bomba, no grupo, foi  a decião do Diretório Regional passar o comando da Executiva de  Cuiabá para a deputada estadual Janaína Riva, sem que Pinheiro fosse consultado.

Considerado amigo da cozinha do prefeito, o ex-secretário Zito Adrien Neto acusou o presidente da Executiva Regional, deputado federal Carlos Bezerra, de ter cometido grave equívoco ao mudar a Executiva de Cuiabá sem aval de Pinheiro. Ele lamenta que somente agora os líderes tentem exigir alinhamento do prefeito de Cuiabá.

Para ele, o MDB tinha obrigação de ouvir, com antecedênia, a maior liderança do partido, em franca ascenção, na atualidade, em Mato Grosso. A prova de que o MDB de Cuiabá merece atenção especial, segundo Zito, é de que elegeu somente um vereador: Juca do Guaraná Filho, aliado de Pinheiro.

“O primeiro ato na semana da difícil vitória de Emanuel, a direção do MDB equivocadamente convida pra vir pro partido seu maior algoz, o gvernador Mauro Mendes. Por certo, prometeram e não conseguiram levar a cabeça do Emanuel, numa bandeja ao Mauro Mendes. Então,  tentaram levar Emanuel Pinheiro transformado em vedete. Isso é brincadeira!”, desabafou Adrien Neto.

Ele também criticou o fato de a deputada Janaína Riva ter convidado o senador Wellington Fagundes, seu sogro, para  ingressar nas fileira do Partido. “Eles  [Bezerra] nomearam uma nova Executiva Municipal sem ao menos consultar o Prefeito reeleito da Capital. Portanto, a sua maior estrela política! É ação de depostismo”, criticou ele, que foi um dos principais corodenadores da campanha vitoriosa à reeleição.

“Agora os caciques querem falar em alinhamento do Emanuel? Porque não estiveram alinhados na campanha?!?  Claramente, falta respeito do MDB com Emanuel”, detonou o ex-secretário de Planejamento.

Apesar de sofrer com o fogo amigo, Zito crê que Pinheiro venceu em reconhecimento à sua competência. “Taí a vitória de Emanuel Pinheiro. A   vitória da competência! A vitória dos 86% de aprovação da sua gestão; vitória  das realizações!”, argumentou Adrien Neto.

Zito Adrien é arquiteto e urbanista; foi secretário de Estado de Indústria,  Comércio e Turismo de Mato Grosso; vereador em quatro legislaturas e vice-presidente da Câmara de Cuiabá; diretor da extinta Companhia de Saneamento de Mato Grosso (Sanemat); presidente da Companhia de Saneamento de Cuiabá (Sanecap); e secretário de Planejamento de Cuiabá na gestão Emanuel Pinheiro.

Outro lado

Carlos Bezerra não atendeu nem respondeu às ligações da reportagem do portal de notícias Cuiabano News. Janaína Riva informou via assessoria que, primeiro, desejava ver o desabafo de Zito Adrien antes de respondê-lo.