O incêndio de grandes proporções ocorrido na noite de sábado (5) na empresa REALMAT, no bairro Porto, em Cuiabá, causou grande comoção nas redes sociais.
A Realmat também usou as redes para agradecer as mensagens de apoio que recebeu nos últimos dois dias. “Infelizmente não iremos conseguir responder todas as mensagens, mas queremos te agradecer pelas energias positivas que estão nos enviando através de orações. Está sendo fundamenta! Não será fácil, mas iremos nos reerguer, e com o seu apoio esperamos que seja o mais breve possível”.
Em nota nas redes sociais publicada neste domingo (6), a direção da Realmat afirmou que não irá deixar os seus colaboradores desamparados. Uma as unidades da Realmat, pegou fogo neste teve toda estrutura destruída. Outras duas lojas vizinhas, a Ciclo Ribeiro e uma das unidades das Lotéricas, também foram atingidas pelo poder do incêndio.
A primeira equipe a chegar ao local deparou-se com um incêndio de grande vulto, com alta carga de incêndio e rápida propagação, sendo necessário o acionamento das demais equipes da área de Cuiabá e Várzea Grande.
Durante o exaustivo combate, um dos bombeiros que estava atuando no ataque defensivo da clinica veterinária acabou tendo um mal súbito e foi encaminhado para uma unidade de atendimento e, depois de medicado retornou para ajudar no combate.
Em pouco tempo, o incêndio tomou todo o estabelecimento da REALMAT, mesmo com o rápido tempo-resposta de 13 minutos e ocasionou o desabamento de parte de sua estrutura, fato que resultou no ferimento de dois bombeiros militares que foram prontamente atendidos por seus companheiros e encaminhados ao atendimento médico pelo SAMU. Ambos estão bem e já receberam alta médica.
Ao todo, 37 bombeiros militares de serviço e de folga foram acionados através do plano de chamada para auxiliar nos trabalhos. Nove viaturas foram empenhadas para o atendimento, entre Auto Escada Mecânica, Auto Bomba Tanque e Auto Rápido.
A Defesa Civil Municipal também esteve presente para realizar uma vistoria estrutural da área afetada e dos prédios vizinhos.
A atividade de rescaldo foi iniciada após a extinção do incêndio, por volta das 9hs da manhã, visando constatar a existência de novos focos de incêndio sobre os escombros, a fim de extingui-los.
Há equipes realizando o monitoramento do local para atuar em caso de possíveis reignições.