O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) afirma que Mato Grosso está entrando na segunda onda da pandemia do novo coronavírus antes do declínio da primeira e fez um alerta para o aumento da média móvel de novos casos no Estado.
O parlamentar faz um alerta aos mato-grossenses precisam começar a ser preocupar com a situação que se vislumbra nos próximos dias.
“Um trabalho que vinha fazendo desde agosto, setembro, era projetar a velocidade da descida e os cenários futuros. Com base nisto, que era lento, teríamos chegado no dia primeiro de dezembro a uma média móvel de sete dias de 250 casos/dia e de 3 óbitos/dia. Ontem, era de 515 casos novos/dia e de 7 óbitos/dia. É o dobro das projeções que eu vinha fazendo com base na velocidade em que a curva estava descendo”, explicou.
O parlamentar ainda lembra que, em outubro, houve bastante variações nos números de casos. “Teve um dia com muitos casos recuperados que foram alimentados, o que atrapalhou a análise. Em novembro, tem um ou dois dias com muitos casos notificados, o que alterou a tendência da curva”.
“Depois de 15 de novembro, a curva foi adquirindo uma tendência sustentada de crescimento no número de casos novos. No gráfico de óbitos, existe uma estabilidade há uns dez dias. O detalhe é que a curva epidêmica começa a subir por este indicador de casos novos. Este reflexo começa a aparecer no número de óbitos posteriormente”, alertou.
Por fim, o parlamentar afirma que é preciso estar bastante atento e redobrar os cuidados. “Estamos entrando em uma segunda onda, que está acontecendo antes do declínio da primeira, sobre ela”, finalizou.