Empatados tecnicamente segundo a última pesquisa divulgada pelo Ibope, os candidatos à Prefeitura de Cuiabá, Abílio Júnior (Podemos) e Emanuel Pinheiro (MDB), vivem a expectativa de uma apuração emocionante a partir das 17h30, quando as urnas começam a ser abertas.

Abílio Júnior afirmou à imprensa, nesta manhã, ao ir votar, que qualquer resultado dessa eleição na Capital, neste segundo turno, será uma surpresa, já que as últimas pesquisas de intenção de votos mostram que ele e o adversário Emanuel Pinheiro (MDB) estão empatados. Mesmo assim, mostra confiança na vitória.

Abílio está certo de uma votação apertada e que o resultado é imprevisível: “Eu acredito que é inesperado. É um resultado que ninguém poderá prever. Acredito que a pesquisa do Ibope e as outras pesquisas apontam isso, que é inesperado. Agora é só esperar que nenhum hacker vá invadir para travar a apuração do resultado. Mas é torcer que possa ser acompanhado o resultado da operação”, comentou.

Questionado sobre as últimas pesquisas Ibope e Gazeta Dados que aponta seu declínio nas intenções de voto, enquanto Emanuel cresceu perante o eleitorado cuiabano, Abílio nega que tenha tido queda de eleitorado.

“Foi um crescimento de todos os lados e está chegando num nivelamento em todas as partes, mas não houve queda, houve indecisos que começaram a se posicionar e isso acabou influenciando o resultado”, disse.

Emanuel confiante na vitória

Por outro lado, o atual prefeito de Cuiabá também concorda que haverá uma apuração apertada, voto a voto, mas, considera que realizou uma campanha propositiva e leve. Confiante na vitória, o político voltou a apontar seu opositor, Abílio Junior, como desqualificado, sem equilíbrio e sem humildade. Antes de votar, neste domingo Emanuel agradeceu o crescimento nos últimos dias que o fez aparecer na primeira colocação em pesquisas. “Foi o confronta da verdade contra a fake news”.

Emanuel aproveitou para fazer um balanço da campanha. Segundo ele, no primeiro turno, quando ficou em segundo lugar, houve um agrupamento de opositores para seu enfraquecimento. Até mesmo o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), atuou em seu desfavor.

O prefeito ressalta que “no primeiro turno foram todos contra Emanuel e ainda tendo o governador que se posicionando contra a nossa candidatura. Assim mesmo a campanha humilde, com o povo do nosso lado, chegamos ao segundo turno no empate técnico e numa campanha propositiva de alto nível”.

E explica o crescimento: “Crescemos de forma muito acelerada e nosso adversário parece que veio numa queda. Vamos ver o resultado hoje, mas nós estamos muito entusiasmados, muita fé em deus e muito carinho do povo cuiabano”, complementa.