Corinthians e Grêmio empataram por 0 a 0 na noite deste domingo, na Neo Química Arena, pela 22ª rodada do Brasileirão, em um jogo marcado mais por polêmicas de arbitragem do que pela qualidade do futebol. O time paulista, porém, tem mais motivos para comemorar o resultado. O Timão teve dois jogadores expulsos – um em cada tempo – e não só se superou para suportar a pressão do time gaúcho como ainda teve a melhor chance de sair com a vitória.

Na tabela

O resultado não é bom para nenhum dos dois times na tabela de classificação. O Grêmio vê sua série de quatro vitórias seguidas no Brasileiro interrompida e perde uma posição – é o oitavo, com 34 pontos, a dois pontos do G-4. Já o Corinthians chega a 26 pontos e segue em 13º, com apenas dois pontos de vantagem para o Atlético-GO, 17º e primeiro time na zona de rebaixamento.

Fágner, Vanderlei e a bola do jogo

O Corinthians ficou com um jogador a menos aos 29 minutos do primeiro tempo, após Marllon receber cartão vermelho por um falta forte. A situação ficou ainda pior aos 20 do segundo, quando Otero recebeu o segundo amarelo e também foi para rua. Com dois jogadores a mais, o Grêmio partiu com tudo para o ataque em busca da vitória. Mas foi o Timão que criou a melhor chance do jogo.

Aos 34 do segundo tempo, em um contra-ataque armado por Luan, Lucas Piton cruzou da esquerda, Pepê cortou de cabeça e Fábio Santos ajeitou para Fagner, livre na marca do pênalti. O lateral chutou forte no canto esquerdo de Vanderlei, mas o goleiro gremista voou para fazer uma defesaça e evitar o gol corintiano.

Fagner bate bonito da marca do pênalti, mas Vanderlei faz defesa de cinema, aos 34' do 2T

Primeiro tempo

Corinthians e Grêmio foram fiéis aos seus estilos no primeiro tempo. Enquanto o Timão apostava na velocidade, o Tricolor tentava impor seu estilo de posse e toques. Nesse embate, o Grêmio foi melhor conseguiu criar as melhores oportunidades da primeira etapa, embora não tenha criado muitas chances reais de gol.

Aos 8 minutos, o Tricolor teve sua melhor chance com Luiz Fernando, mas Cássio salvou em cima da linha. Três minutos depois, foi a vez de Diego Souza cabecear perto da trave do goleiro do Corinthians, após cruzamento de Jean Pyerre. O camisa 10 gremista também levou perigo em uma cobrança de falta aos 22, que saiu por cima.

O Corinthians até ensaio uma pressão no início, mas pecou bastante no acabamento das jogadas. Após a expulsão de Marllon, Mancini precisou substituir Davó para recompor a defesa com Bruno Méndez e teve sua estratégia prejudicada. A melhor chance do Timão na primeira etapa foi aos 51, em chute de Fágner que desviou em Cortez e saiu pela linha de fundo. (Globo Esporte)