Mais de 83 mil eleitores não saíram de casa neste domingo (15) para participar da escolha do próximo prefeito, vereadores em Cuiabá, e também de uma vaga de senador em Mato Grosso.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 83.236 abstenções (22,01% do total do eleitorado), 9.881 votos brancos e 16.169 votos nulos.
Em Cuiabá, anularam o voto 5,48% dos eleitores e votaram em branco, 3,35%. Em Várzea Grande, na região metropolitana, também foi alta a abstenção: 21,44% dos eleitores não saíram de casa pra votar.
O novo prefeito da cidade de Cuiabá, capital do Mato Grosso, será definido apenas em segundo turno, a ser realizado no próximo dia 29 de novembro. A disputa ficará entre Abílio (Podemos) e Emanuel Pinheiro (MDB).
Perfis
Aos 36 anos e formado em Arquitetura e Urbanismo, exerce atualmente o cargo de vereador. No exercício do mandato, tem focado em ações voltadas à mobilidade urbana e acessibilidade, além da defesa da saúde pública de qualidade.
Também atua como apresentador de rádio. Nestas eleições, concorreu pela coligação Cuiabá para as Pessoas (Podemos/Cidadania/PSC). Seu candidato a vice é o também vereador Felipe Wellaton (Cidadania).
Atual prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, 55 anos, conseguiu ser reeleito para o cargo pela coligação A Mudança Merece Continuar (PP/PTB/PV/PL/MDB/PSDB/PTC/PMB/Solidariedade/Republicanos/PCdoB).
Bacharel em Direito, entrou na política aos 23 anos, quando foi eleito vereador por Cuiabá. Em 1994, conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, sendo reeleito quatro anos depois.
Em 2005, assumiu o posto de secretário municipal de Trânsito e Transportes Urbanos do município e, em 2010, foi mais uma vez eleito deputado estadual, sendo novamente reeleito. Seu candidato a vice é José Roberto Stopa (PV), ex-secretário de Serviços Urbanos de Cuiabá.