Em um jogo tecnicamente feio, truncado, com muitos erros de passe e sofrível até para se assistir, Cuiabá e América não passaram do empate sem gols na noite deste sábado (14), na Arena Pantanal. Com o resultado que espelha bem a lentidão das equipes que abusaram no erro de passes e pecaram pela falta de ofensividade, ambos seguem no G-4, colados, com 37 pontos. O América pela vantagem no saldo de gols continua na vice-liderança e o Cuiabá agora já se vê pressionado pelo Sampaio Corrêa, destaque da rodada ao vencer o Juventude fora de casa e entrar no grupo dos quatro melhores, agora a três pontos do time cuiabano e com um jogo a menos.

Ainda sem técnico, o Cuiabá foi comandado pelo técnico Franco Muller que não ‘inventou a roda’ e manteve o time jogando como de costume, mas, com dose redobrada de cautela. E cautela demais resultou em jogo travado, onde os jogadores do Dourado tiveram uma de suas piores apresentações na Série B deste ano. Sorte da equipe cuiabana que o América, também preocupado com compromisso pela Copa do Brasil, não quis sair para o jogo. Ao menos, o representante mato-grossense manteve sua invencibilidade em casa este ano, pela Série B.

Primeiro tempo

O jogo foi extremamente travado no primeiro tempo. As duas equipes, parecendo se respeitar muito, se abdicaram do jogo ofensivo e optaram pelos contra-ataques. Talvez se preservando para o jogo de volta pela Copa do Brasil, onde as duas equipes entram em campo na próxima quarta-feira, Cuiabá e América fizeram uma primeira parte truncada, de pouca velocidade e ousadia.

A primeira boa chance foi dos visitantes, aos 3 minutos. Ademir cai pela direita, tem liberdade e joga na área. Felipe Azevedo sobe mais que a defesa do Cuiabá e de cabeça, por pouco não abre o placar. João Carlos só observou a bola sair. Quase o primeiro do Coelho.

Aos 9 minutos, o América reclamou de um gol mal anulado. Rodolfo bate cruzado, Ademir, dentro da grande área, desvia para o fundo do gol. Mas o auxiliar levanta a bandeira e assinala posição irregular do jogador do América-MG. Lance duvidoso. Sandro Meira Ricci, na Central do Apito, aponta que gol do América-MG, anulado, foi legal, mas de difícil interpretação para a arbitragem.

O Dourado respondeu aos 16 minutos. Elvis cobra escanteio, a bola desvia na trajetória e sobra limpa para Marcinho. O atacante finaliza e Cavichioli faz grande defesa. Cuiabá chega com perigo pela primeira vez no jogo.

Aos 37, um lance inusitado na Arena. Geovane ganha dividida de Hayner, observa João Carlos adiantado e arrisca de longe tentando encobrir o goleiro do Cuiabá, mas a bola vai para fora. Um minuto depois, João Carlos teve que trabalhar para salvar o Cuiabá. Ademir arrisca de fora da área e o goleiro faz grande defesa. No rebote Geovane isola.

Segundo tempo

O segundo tempo foi uma cópia do primeiro, cheio de erros, falta de criatividade e finalizações ruins. Os goleiros pouco apareceram e as emoções foram poucas. Mas, houve sustos. Aos 13 minutos, Elvis bateu falta direto e Cavichioli faz boa defesa e coloca para escanteio. No lance seguinte, Elvis levanta na área e Anderson Conceição sobe mais que todo mundo, testa firme para gol e a bola passando raspando a trave de Cavichioli.

O jogo ficou praticamente morto até o final. Aos 41 minutos, Elvis cobra falta com efeito e a bola passa muito perto do gol de Cavichioli, que foi nela, mas passou no vazio. E finalmente aos 46, Nenê Bonilha recebe na intermediária, ajeita para a perna boa e dispara. O volante pega em cheio, mas a bola sai por cima do gol de Cavichioli. E o jogo ficou nisso.

Próximos jogos

Na próxima rodada da Série B, o Cuiabá recebe o CSA, na Arena Pantanal, em jogo marcado para o próximo sábado (21), às 18 horas (horário de MT). Antes disso, o Dourado vai a Porto Alegre para enfrentar o Grêmio no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, às  15h30 (horário de MT).

Pela Série B, o próximo compromisso do América é enfrentar o Operário-PR no sábado às 15h30 (de MT), no Germano Kruger, em Ponta Grossa. A exemplo do Cuiabá, o América também tem agenda na Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, no jogo de volta contra o Internacional às 20h30 (de MT), no Independência, valendo vaga na semifinal.

Confira a classificação atualizada da Série B

Confira os resultados da 21ª rodada