O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), e o secretário de Estado e Planejamento de Gestão (Seplag), Basílio Bezerra Guimarães dos Santos, tiveram os passaportes e carteiras de habilitação suspensos por determinação da Justiça de Mato Grosso por descumprirem uma decisão judicial.
A decisão, desta quinta-feira (12), é do juiz Mirko Vincenzo Giannotte, da Vara Especializada da Fazenda Pública de Sinop, a 503 km de Cuiabá.
A medida atende a uma ação do ex-secretário-adjunto de Transportes, Alaor Zeferino de Paula.
Ele entrou na Justiça para ser reintegrado ao serviço público após ter sido demitido pelo governo no dia 25 de setembro deste ano.
O ex-secretário alegou que respondia a um processo administrativo no governo, que foi demitido antes da conclusão das investigações e acusou o estado de ilegalidades nessa apuração da conduta dele.
No dia 22 de outubro, a Justiça de Mato Grosso havia determinado que o governador colocasse o ex-secretário de volta ao serviço do estado no prazo de 48 horas, no entanto, a medida não foi cumprida.
Na decisão, Mirko determinou multa diária de R$ 100 mil cada, tanto para o governador quanto ao secretário, e suspendeu a demissão do ex-secretário.
O magistrado também comunicou a suspensão da CNH ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), além da Polícia Federal.