O Grêmio deu um importante passo para a classificação para as semifinais da Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira. Em plena Arena Pantanal, o Tricolor Gaúcho derrotou o Cuiabá por 2 a 1 com gols de Diego Costa e Jean Pyerre no primeiro tempo do jogo de ida das quartas de final. O Dourado, que teve o maior número de finalizações no confronto e chegou a sufocar o adversário na segunda etapa, descontou com gol de Williams Santana, ainda no primeiro tempo. A comissão técnica do Cuiabá reclamou muito de algumas marcações do VAR que teria ‘errado’ em lances capitais, especialmente no lance do pênalti, onde a bola teria saído pela linha de fundo antes da falta na área.

A equipe do Cuiabá foi dirigida pelo auxiliar técnico Franco Muller, já que na manhã desta quarta-feira, o técnico Marcelo Chamusca pediu demissão para dirigir o Fortaleza. Foi a primeira derrota do Cuiabá na Arena Pantanal na temporada 2020. Com esse resultado, o Grêmio recebe o Dourado na próxima quarta-feira, à tarde em Porto Alegre, com a vantagem do empate. Ao time cuiabano, resta vencer por 2 gols de diferença ou ao menos um gol para levar a definição para os pênaltis. Quem avançar, enfrentará o ganhador de São Paulo x Flamengo e embolsará uma premiação superior a R$ 7 milhões.

Primeiro tempo

Cuiabá e Grêmio fizeram um primeiro tempo com pouca movimentação e poucas chances. Embora o Grêmio tivesse mais posse de bola, foram quatro finalizações do Cuiabá contra duas do Grêmio, ambas com muita precisão. O Tricolor Gaúcho tomou o comando da partida desde o início e logo aos 8 minutos abriu o placar após uma boa jogada trabalhada. Pepê lançou Vitor Ferraz na direita que cruzou na medida para Diego Souza meter a cabeça e abrir o placar: Grêmio 1 a 0.

O gol não intimidou a equipe do Dourado que, embora com muitas dificuldades e erros de passe, conseguiu se adiantar. Maxwell teve uma boa chance de empatar em cabeçada para fora aos 12 minutos.

Maxwell cabeceia com perigo, no primeiro tempo

Mais organizado, o time do Cuiabá encurtou o espaço do Tricolor e avançou sua marcação, a partir dos 25 minutos. E assim chegou ao gol de empate aos 19 minutos, em bela jogada de Hayner, pela direita. Ele cruzou para Williams Santana meter a cabeça e estufar as redes. Tudo igual na Arena: 1 a 1.

O Cuiabá chegou a reclamar de pênalti. Após cabeçada de Willians, a bola toca nas pernas de Lucas Silva e rebate para seu braço esquerdo. Na Central do Apito, o comentarista Paulo Cesar Oliveira não viu pênalti do volante, por a bola ter batido no corpo do jogador antes do braço.

Aos 38 minutos, Pepê pega rebote, de frente para o gol e acaba calçado pelo zagueiro Anderson Conceição. Pênalti assinalado, com checagem do VAR que referendou a marcação do árbitro. Na cobrança, Jean Pierre, inapelável, chutou forte. Bola em um canto e goleiro no outro. O Grêmio volta à vantagem no placar: 2 a 1.

Segundo tempo

Sob forte chuva na Arena Pantanal, o Cuiabá voltou com uma postura muito melhor e se abdicou do jogo defensivo para ir para o ataque. Era o que restava para manter o sonho da classificação. E assim, apareceu a figura do ‘Cuiabayern’ em ação. Chegou a ter 11 finalizações contra apenas duas do Grêmio, obrigou Vanderlei a uma grande defesa e acertou a trave do goleiro no mesmo lance. Além de seguir assustando com finalizações de longa distância e jogadas pelo alto.

Aos 9 minutos, o Cuiabá quase empatou. Yago cruza, Willians Santana finaliza de cabeça e Vanderlei faz defesa fundamental. Na sobra, a bola segue viva na área, Maxwell manda na trave e no fim Elvis finaliza em cima de Geromel. Por pouco o Cuiabá não empate o jogo.

O Grêmio só entrou no jogo a partir dos 25 minutos, quando Hayner foi substituído. Na parte final do jogo, o Grêmio encaixou alguns contra-ataques e equilibrou o placar de arremates — 12 a 11 para os donos da casa. No final, o Tricolor teve duas grandes chances. Uma delas, concluída por Everton parou nas mãos do goleiro João Carlos e a outra após escanteio e a bola passar na boca do gol.

Próximos jogos

O Cuiabá volta a enfrentar o Grêmio na próxima quarta-feira (18), em Porto Alegre, às 15h30, no jogo que definirá um classificado para as semifinais da Copa do Brasil. Antes disso, o Cuiabá recebe o América neste sábado (14),  às 20h30 (horário de MT), na Arena Pantanal. Essa partida vale pela segunda rodada do returno (21ª) do Campeonato Brasileiro da Série B.

Confira vídeo do jogo: