Cuiabá e Grêmio disputam o jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil nesta quarta-feira, às 19h (de Brasília), na Arena Pantanal, em Cuiabá. O Cuiabá faz boa campanha na Série B, competição a qual ocupa a terceira posição. Na última rodada poupou quase todo o time titular e foi derrotado por 3 a 0 para o Brasil de Pelotas. Porém, na Copa do Brasil, o Dourado chega com a confiança elevada após ter eliminado o Botafogo nas oitavas.
Atualização:
Marcelo Chamusca deixa o comando do Cuiabá e vai para o Fortaleza
O Grêmio passou pelo Juventude nas oitavas de final após duas vitórias por 1 a 0. No último domingo, poupou a maioria dos titulares no triunfo sobre o Fluminense, pelo Brasileirão. No duelo desta quarta, Renato terá força máxima.
Transmissão: SporTV 2 e Premiere transmitem ao vivo, com narração de Jader Rocha e comentários de PVC e PC Vasconcellos. O ge acompanha em tempo real, com vídeos exclusivos.
Cuiabá – técnico: Marcelo Chamusca
O técnico Marcelo Chamusca terá força máxima para o duelo contra o Grêmio. Mas com uma ressalva. Sete jogadores não podem atuar por terem participado da Copa do Brasil em outras equipes. Ednei deve iniciar o jogo como titular, mas o zagueiro Eduardo Kunde, novo reforço, pode surgir como surpresa na defesa ao lado de Anderson Conceição. Auremir está cotado para ser o volante, mas Chamusca pode optar por Nenê Bonilha, titular nos jogos contra o Botafogo. Maxwell, artilheiro do time na temporada com 13 gols, deve iniciar jogando ao lado de Willians Santana e Yago César. Elvis, que iniciou no banco o jogo contra o Brasil-RS, deve voltar ao time.
Escalação provável do Cuiabá: João Carlos; Hayner, Ednei, Anderson Conceição e Romário; Auremir, Matheus Barbosa e Elvis; Yago, Willians Santana e Maxwell.
Quem está fora: Élton, Jenison, Everton Sena, Luiz Gustavo, Felipe Ferreira, Felipe Marques, Rafael Gava, Lenon e Marcinho.
— Foto: Arte / ge
Grêmio – técnico: Renato Portaluppi
Renato retoma a escalação com o que tem de melhor após preservar alguns titulares no Campeonato Brasileiro. Porém, Kannemann e Orejuela estão a serviço de suas seleções nacionais. Serão substituídos por David Braz e Bruno Cortez, respectivamente. Isaque, Ferreira e Diego Souza devem voltar ao time.
Escalação provável do Grêmio: Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, David Braz e Bruno Cortez; Lucas Silva, Matheus Henrique, Isaque, Pepê e Ferreira; Diego Souza.
Quem está fora: Kannemann, Orejuela, Alisson, Leonardo, Robinho, Maicon e Luiz Fernando.
— Foto: Arte /ge
- Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)
- Árbitro Assistente 1: Anderson José de Moraes Coelho (SP)
- Árbitro Assistente 2: Daniel Luis Marques (SP)
- Árbitro de Vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Reencontro
A partida marcará um reencontro com o passado para o meia Felipe Ferreira, um dos destaques do time do Mato Grosso. O jogador de 26 anos é formado e viveu um dos momentos mais complicados da carreira no time gaúcho.
Ferreira foi flagrado em exame antidoping na disputa da Copa do Brasil sub-20 em partida contra o Vitória, dia 28 de dezembro de 2012. Ele testou positivo para methylhexaneamina, uma substância encontrada em um suplemento e lista de substâncias proibidas da Agência Mundial Antidoping.
Acabou suspenso por oito meses pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e ficou afastado dos gramados justamente na fase final de formação, no time sub-20 do Grêmio. A punição abalou psicologicamente o jogador, por ter de pagar por algo que não havia sido culpado.
Felipe Ferreira, meia-atacante do Cuiabá — Foto: Thiago Carvalho, AssCom Dourado
Além de Ferreira, outro jogador do Grêmio também foi suspenso por doping, Mateus Oliveira. Na época, o Grêmio fez uma sindicância interna e demitiu o preparador físico Diego Mello, considerado responsável pelo episódio. No entanto, o STJD arquivou o caso após ouvir uma série de depoimentos de funcionários do clube e não puniu Mello ou o Tricolor.
Ferreira, aliás, seria usado pelo então técnico Marcelo Mabília no início do Gauchão de 2014. Aquele time ficou reconhecido por lançar alguns jovens para o Grêmio. Entre eles, Everton Cebolinha e Luan. O ex-treinador acredita que a punição por doping prejudicou a carreira do jogador.
– Um meia muito habilidoso, de muita força, poder de finalização. Foi muito utilizado conosco como meia de centro no 4-2-3-1. Realmente essa situação do doping prejudicou muito a carreira dele. Sem dúvida, atrasou o processo de formação, de aproveitamento no profissional. Mas quem sabe tenha dado a maturidade necessária para hoje atingir esse nível. Ele vem de boa sequência na Ferroviária, teve bom aproveitamento no Vasco e agora está se firmando no Cuiabá em uma posição que até testamos ele – elogia Mabília.
O meia inclusive deu assistência para o primeiro gol de Luan no Tricolor, contra o Brasil de Pelotas, no Bento Freitas, em jogo pelo Campeonato Gaúcho. Recebeu em jogada pelo meio e enfio a bola às costas da defesa para o então camisa 7.
Recentemente, atuou pelo Tubarão, em Santa Catarina, clube do qual se transferiu para a Ferroviária, dono de seu vínculo. Em 2019, se destacou pelo CRB e despertou o interesse do Vasco. Em uma negociação polêmica, rumou para São Januário na época, mas voltou para a Ferroviária neste ano. Destacou-se no Paulistão e chegou ao Cuiabá por empréstimo em agosto.
Outro jogador do Cuiabá com formação no Grêmio é Matheus Barbosa. O zagueiro estreou no profissional do Tricolor em 2014 e fez duas partidas pelo Campeonato Gaúcho. Foi emprestado e não recebeu mais chances no Tricolor.
– Sempre foi um zagueiro que sempre foi titular nas categorias de base do Grêmio, seleção brasileira. Depois de um tempo teve um certo questionamento quanto à altura dele. Quando levei ele para o Tubarão, tinha sido rebaixado na segunda divisão do Campeonato Paulista. Falei com o empresário dele e queria levá-lo para jogar como volante. E ele fez um baita campeonato da segunda divisão, um baita Campeonato Catarinense depois. Foi para o Avaí, jogou a Série B toda, subiu. Mas aí na primeira divisão já é um perfil um pouquinho diferente de volante. Aí está de novo na segunda divisão fazendo uma baita campanha – conclui Mabília. (Com informações do Globo Esporte)