Um golaço de Vina deu a vitória ao Ceará por 1 a 0 sobre o Santos, na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, definiu a classificação do Vozão às quartas de final da Copa do Brasil e encerrou um jejum de 10 anos sem vitórias sobre o rival paulista. Depois do empate sem gols no jogo de ida, na Vila Belmiro, a equipe treinada por Guto Ferreira criou mais chances, levou maior perigo e chegou ao gol num belo voleio de seu principal jogador. O Peixe, agora eliminado, vai se dedicar às disputas de Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores. O adversário do Ceará nas quartas da Copa do Brasil só será definido após sorteio a ser realizado quando as oitavas acabarem.
Voleio milionário!
O golaço de Vina não só mantém o sonho do Ceará pelo título da Copa do Brasil. Garante também mais R$ 3,3 milhões nos cofres, premiação dada pela CBF aos clubes que avançam às quartas de final. Nada mal…
Marinho pistola
Do outro lado, o destaque do Santos teve atuação apagada e só apareceu quando levou cartão amarelo por reclamação e depois tentou partir para cima do árbitro Leandro Vuaden. Não foi uma das melhores noites de Marinho.

Marinho tem ataque de fúria após apito final diante do Ceará na Copa do Brasil
Primeiro tempo
O Ceará se impôs no início e marcou a saída de bola do Santos, aproveitando erros seguidos do rival para criar chances e levar perigo ao gol de João Paulo – que fez grande defesa em chute de Rafael Sobis após transição rápida dos donos da casa. O Peixe teve dificuldades no ataque porque Marinho participou pouco do jogo. Soteldo, por sua vez, foi mais ativo pelo lado esquerdo, mas perdeu a principal oportunidade de abrir o placar em contra-ataque que terminou em finalização errada. No fim, o Ceará levou vantagem na bola aérea e quase fez o gol em cabeceios de Luiz Otávio e Tiago Pagnussat. Foram nove finalizações do Vozão, contra seis do Peixe.
Segundo tempo
Os times voltaram em ritmo lento, mas o Ceará continuou levando mais perigo pelo alto, enquanto o Santos não conseguiu encaixar um bom contra-ataque sequer. O Peixe teve mais a bola, mas não foi além da intermediária, tendo dificuldades para finalizar ao gol de Fernando Prass. O Vozão chegou ao gol após disputa aérea que terminou em lindo voleio de Vina, ganhando disputa com Madson e finalizando sem chances para João Paulo. Cuca respondeu com as entradas de Lucas Lourenço, Lucas Braga e Marcos Leonardo, mas atacou mais no desespero do que na estratégia. O Ceará segurou o 1 a 0 e assegurou a vaga nas quartas.

O Ceará volta a campo no próximo domingo para enfrentar o Sport, às 20h30 (de Brasília), na Arena Castelão. Também no domingo, o Santos visita o Bragantino, no Nabi Abi Chedid, às 18h15. Os dois jogos são válidos pela 20ª rodada do Brasileirão. (Globo Esporte)