Pessoas com uma rotina alimentar desequilibrada sentem mais fomes que indivíduos que possui uma rotina alimentar saudável. Isso está diretamente ligada às funções de hormônios responsáveis pelo controle da fome e saciedade.

Podemos destacar dois tipos de mecanismos envolvidos no processo, sendo os hormônios insulina, leptina e grelina controlando a homeostase energética do nosso corpo e os Neuropeptídeos que são substâncias químicas produzidas e liberadas pelas células cerebrais, nesse caso teríamos os anorexígenos e orexígenos são responsáveis pelo controle da nossa fome.

Além desses mecanismos fisiológicos teremos o que chamamos de sistema de recompensa não hedônico dando a sensação de prazer alimentar, através dos aspectos dos alimentos como sua cor, sabor, textura e forma.

Dai tiramos porque sentimos mais desejos por alimentos ricos de gorduras, açúcares os famosos “ Fast Foods”, o consumo desses alimentos vão além do que nosso corpo precisa, sem contar que é   extremamente pobres em nutrientes e muitos ricos em calorias.

Assim conseguimos explicar porque é difícil vê uma pessoa com desejo de comer legumes ou folhas em excesso, aí vem a pergunta, você está com fome ou desejo.

Esses alimentos ricos em gorduras e açucares são capazes de alterar nossa percepção de apetite, sempre gerando mais desejo por consumi-los ativando o tempo todo o sistema hedônico, mesmo você não sentido fome.

Temos sempre o feedback dos mensageiros neuroquímicos serotonina e dopamina fazem com que você peça mesmo sem fome para que o tempo todo tenha essa sensação de prazer.

A dopamina é um dos neurotransmissores mais famosos do nosso sistema nervoso. Ela é conhecida  como o neurotransmissor do prazer.

A serotonina atua na comunicação entre os neurônios e está associada ao desejo de comer (apetite), humor, sono e cognição.

Por isso é um importante manter uma rotina alimentar saudável pelo fato de você garantir maior aporte de vitaminas e minerais, reduzir os riscos de doenças e uma longevidade com mais saúde.

 

Por Anderson Melo- Nutricionista Clínico e Esportivo

Instagram: nutricionista_andersonmelo