A cada salto junto à rede, Fernanda Garay fazia parecer fácil. Não importava quem estivesse do outro lado. Na noite deste sábado, a campeã olímpica ditou o ritmo e ignorou qualquer pressão de uma final. Pelas mãos dela, na melhor atuação individual da competição, o Praia Clube dominou o Sesc-Flamengo na quadra do Centro de Desenvolvimento de Vôlei em Saquarema. Com facilidade, a equipe de Uberlândia venceu o Rubro-Negro por 3 sets a 0, parciais 25/22, 25/14 e 27/25, e conquistou o título do Super Vôlei.
Os dois times têm um novo encontro marcado para a próxima semana. Praia Clube e Sesc-Flamengo se enfrentam pelo título da Supercopa na próxima sexta-feira, às 21h30, em Campo Grande. É mais uma etapa daquela que promete ser uma das maiores rivalidades do país na temporada da Superliga.
Aula de Garay, título do Praia
Uma pancada de Ana Cristina, com desvio no bloqueio, abriu a conta na partida. Foi um início de ritmo intenso, com marcação pesada dos dois lados. Enquanto o Sesc-Flamengo apostava nos ataques da jovem promessa, o Praia explorava a sua força no bloqueio e no talento de Fernanda Garay. A ponteira era o fator de desequilíbrio em quadra. O time de Uberlândia, aos poucos, tomou a frente também pelas mãos da dominicana Brayelin Martinez. No fim, em mais um ataque de Garay, o Praia fechou a parcial em 25/22.
Sesc-Flamengo Praia Clube Super Vôlei — Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV
O Praia Clube acelerou na volta à quadra. Martinez e Garay sobravam em quadra e levaram o time de Uberlândia a 4 a 0 no placar com facilidade. Bernardinho pediu tempo e tentou acertar a casa. Não funcionou. A vantagem subiu para 7/1. A cada tentativa de reação do Sesc-Flamengo, o Praia respondia com força. Sem resistência do outro lado, Garay soltou o braço para abrir 22/12 e deixar a equipe ainda mais perto de fechar o segundo set. Claudinha, em um bloqueio, fechou em 25/14.
O Sesc-Flamengo tentou crescer. A linha de passe melhorou, Ana Cristina cresceu, e o Praia Clube já não tinha a mesma facilidade da parcial anterior. Em mais um ataque da jovem rubro-negra, o time carioca abriu 9/6, e Paulo Coco parou a partida. Funcionou. Em um ace de Anne Buijs, tudo igual. A virada veio na sequência, depois de um levantamento perfeito de Suelen para Garay. O placar logo marcou 12/9 a favor das mineiras.
As cariocas voltaram a buscar o resultado e diminuíram a diferença. Em um belo saque de Juma, veio o empate em 17/17. O Praia voltou a abrir, mas Sabrina, que veio do banco, levou o Sesc-Flamengo à frente no placar com dois pontos em sequência: 22/21. O time de Bernardinho chegou a ter um set point, mas a reação mais uma vez esbarrou no talento das rivais. A equipe tomou a frente no fim e fechou a partida em 27/25.
Fernanda Garay Praia Clube Sesc-Flamengo — Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV
(Globo Esporte)