O Palmeiras estreou nas oitavas de final da Copa do Brasil com uma grande exibição e vitória por 3 a 1 sobre o Red Bull Bragantino, na noite desta quinta-feira, em Bragança Paulista. Com um primeiro tempo arrasador, o Verdão abriu vantagem logo cedo e está bem perto de uma vaga nas quartas de final da competição. O Bragantino, que também entrou direto nas oitavas, precisa de um resultado histórico na semana que vem para inverter a situação. Raphael Veiga, Wesley e Luiz Adriano fizeram os gols da boa vitória alviverde. Hurtado diminuiu no fim para o Bragantino e deixa o time do interior com esperanças.

“Cebolismo” em alta

Perto de anunciar seu novo técnico, o português Abel Ferreira, do PAOK, o Palmeiras mostrou credenciais que animaram seu torcedor: um time veloz, decisivo e com ótimas atuações de Wesley e Zé Rafael, principalmente, além de Luiz Adriano, Raphael Veiga e Rony. Enquanto isso, o auxiliar Andrey Lopes, o Cebola, conseguiu melhorar o time na última semana, com vitórias sobre Atlético-GO e Bragantino – seis gols marcados, só um sofrido. E deu início a um novo movimento: o “Cebolismo”.

Primeiro tempo

Só deu Palmeiras nos primeiros 45 minutos. Além de anular as principais armas do Bragantino, casos de Claudinho e Artur, o Verdão mostrou mudança de comportamento que será importante na sequência do ano. Com um time mais leve e veloz, o Palmeiras se impôs diante do rival e fez o que quis, abrindo jogadas pelos lados, com Rony, Zé Rafael e Wesley, e chegando facilmente à meta adversária. Raphael Veiga abriu o placar, Wesley fez o segundo, e Luiz Adriano ampliou. Sempre em jogadas rápidas, com poucos toques na bola e conclusões certeiras. Destaque também para a presença de Felipe Melo como volante, melhorando a saída e dando maior qualidade em lançamentos. O Bragantino, por sua vez, só levou perigo em uma cabeçada de Ryller que exigiu grande defesa de Weverton.

Segundo tempo

Mesmo com as cobranças vindas do banco de reservas, foi natural a queda de ritmo do Palmeiras na segunda etapa. Com a grande vantagem, coube ao Verdão cadenciar e administrar o jogo à sua maneira, mas isso permitiu um esboço de reação do Bragantino. A entrada do atacante Hurtado, principalmente, deu dor de cabeça à defesa alviverde por sua presença de área, criando chances e levando perigo. Enquanto o Palmeiras apostou em contra-ataques e perdeu chances com Rony, o time da casa conseguiu diminuir com Hurtado em um chute bem colocado sem chances para Weverton.

Como fica?

Palmeiras e Bragantino decidem a vaga na próxima quinta-feira, às 19h (de Brasília), no Allianz Parque. O Verdão pode perder por até um gol de diferença que ainda se classifica. Vitória do Bragantino por dois gols leva a decisão para os pênaltis. A equipe de Bragança só avança no tempo normal se abrir três gols de vantagem. (Globo Esporte)