Os Geisterspiele, como são chamados os “jogos-fantasma” na Alemanha, estão de volta à Bundesliga. A chanceler Ângela Merkel anunciou, nesta quarta-feira, que o país entrará em lockdown parcial devido à uma explosão de novos casos de coronavírus.

As medidas restritivas se aplicam ao Campeonato Alemão, que voltará a não ter público presencial, como no início da pandemia. Antes da nova decisão, as partidas estavam autorizadas a receberem torcedores com até 20% de capacidade dos estádios.

A Liga de Futebol da Alemanha (DFL) lamentou a decisão, dizendo que tanto o campeonato principal, quanto a segunda divisão, elaboraram um plano com procedimentos de segurança para receberem o público.

– Os torcedores e os clubes seguiram as regras com disciplina, cumprindo suas responsabilidades. É por isso que é lamentável que isso não seja possível por agora – declarou a DFL.

A Alemanha registrou cerca de 15 mil novos casos de Covid-19 em 24 horas, maior número diário registrado desde o início da pandemia, chegando ao total de 464.239 infectados. Além dos estádios, bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais serão fechados.

Na última rodada da Bundesliga, algumas partidas foram realizadas sem público, como a do Bayern de Munique contra o Frankfurt. Nesta quarta, o jogo pela Champions League entre Borussia Dortmund e Zenit também não teve a presença de torcedores. (Globo Esporte)