Santos e Ceará ficaram no empate por 0 a 0 na tarde desta quarta-feira, na Vila Belmiro, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil – foi a estreia do Peixe na competição, enquanto o Vozão já vinha disputando as fases anteriores. A expulsão do zagueiro Lucas Veríssimo, no fim do primeiro tempo, decidiu o andamento da partida: na segunda etapa, o Ceará pressionou em busca da vitória, criou chances e não chegou ao gol, enquanto o Peixe explorou contra-ataques e também não conseguiu abrir o placar. A vaga nas quartas de final será decidida em Fortaleza, semana que vem. Veja os melhores momentos do jogo:
Como fica?
Santos e Ceará jogam na próxima quarta-feira, às 19h (de Brasília), na Arena Castelão, pelo jogo de volta das oitavas. Qualquer empate leva a decisão para os pênaltis. Um eventual vencedor no tempo normal, claro, fica com a vaga.
Central do Apito
O lance capital do jogo ocorreu nos acréscimos do primeiro tempo, quando Lucas Veríssimo acertou a cabeça de Rafael Sobis com as travas da chuteira, em um lance no meio-campo. O comentarista Sálvio Spinola esclareceu que “não houve intensidade no lance”, mas que a CBF recomenda expulsão quando há um golpe na região da cabeça. O árbitro Vagner do Nascimento Magalhães havia aplicado cartão amarelo, decisão revista após consulta ao VAR.
Primeiro tempo
O Santos começou a partida pressionando o Ceará. Com três jogadores ofensivos no meio de campo – Jobson, Diego Pituca e Jean Mota –, o Peixe não dava espaços para os visitantes saírem jogando e criou seguidas chances de abrir o placar, mas o ritmo diminuiu e o jogo ficou equilibrado na segunda metade do primeiro tempo. No fim da etapa inicial, Lucas Veríssimo foi expulso e complicou a vida santista.
Segundo tempo
O Ceará tomou as rédeas da partida e passou boa parte do tempo no campo de ataque, circulando a bola e tentando achar espaços na defesa do Santos – perdeu gols com Léo Chú, Rafael Sobis e Vina e finalizou 15 vezes no total da partida, contra 14 do rival. O Peixe, por sua vez, apostou em contra-ataques com Marinho e Soteldo e até exigiu boas defesas de Fernando Prass, até que o time cansou. Soteldo, inclusive, foi substituído no fim e ficou bravo. A decisão, portanto, fica para quarta-feira que vem.
Próximos jogos
O Santos volta a campo no próximo domingo para enfrentar o Bahia, às 18h15 (de Brasília), na Vila Belmiro. Já o Ceará enfrenta o Botafogo no sábado, às 17h, no Nilton Santos. Os dois jogos são válidos pela 19ª rodada do Brasileirão. (Globo Esporte)