Thiago Ribeiro ficará de fora dos jogos da Chapecoense por tempo indeterminado. Ele trata de um problema particular, o que dificulta a volta aos campos. A Chape mantém a paciência para que o experiente atleta tenha condições de buscar ritmo de jogo e evita pressionar pelo retorno.

O problema não é novo para a diretoria verde e branca, mas ficou evidenciado no início do mês. Relacionado para a partida contra o Botafogo-SP, pela 14ª rodada da Série B, Thiago Ribeiro teve um mal-estar na concentração e foi cortado. Depois disso, não foi mais chamado por Umberto Louzer. São cinco jogos de ausência – incluindo o duelo com o Operário-PR na sexta-feira.

O mal-estar estomacal foi uma das consequências do problema enfrentado por Thiago Ribeiro. Ele tem dificuldades para se alimentar adequadamente, segundo fontes internas do clube. Mesmo nos períodos de concentração, onde há cardápio específico, o jogador mantém uma alimentação irregular, principalmente pela pouca quantidade.

Com pouca ingestão de calorias, há recorrência de perda de massa muscular, o que fragiliza a parte física. Quando chegou a Chapecó, o atacante ficou um mês em processo de ganho de peso. Agora, retomou as atividades específicas para isso.

Não é um caso de indisciplina ou desejo do jogador. A dificuldade alimentar é decorrência de um problema de saúde que afeta Thiago Ribeiro

Além de manter o monitoramento na questão física, a Chapecoense também faz o acompanhamento médico. O clube não trata o problema abertamente e mantém a postura de informar que Thiago Ribeiro está afastado apenas para recuperar o condicionamento. O atacante também busca auxílio espiritual. Ele é evangélico e frequenta uma igreja em Chapecó.

Em campo, Thiago Ribeiro já demonstrou que será uma peça importante na Série B. Logo na estreia, quando entrou na reta final da partida contra o Náutico, deu uma assistência bonita para o gol de empate marcado por Busanello. Depois, voltou a ser utilizado apenas nos minutos finais dos jogos contra América-MG, Paraná e Brasil de Pelotas.

Aos 34 anos, Thiago Ribeiro é referência pra jovens como Perotti — Foto: Marcio Cunha/ACF

Aos 34 anos, Thiago Ribeiro é referência pra jovens como Perotti — Foto: Marcio Cunha/ACF

Internamente, a Chapecoense coloca muita esperança no jogador, que foi contratado com conhecimento da diretoria sobre o problema enfrentado por ele.

Campeão mundial e bicampeão brasileiro pelo São Paulo, Thiago Ribeiro também venceu a Série B com o Bragantino, em 2019. Ele atua pelos lados de campo, mas pode jogar centralizado, como segundo atacante. Em 2010 foi artilheiro da Libertadores, pelo Cruzeiro. (Globo Esporte)