Depois de quatro partidas, o Coritiba voltou a vencer no Campeonato Brasileiro e mergulhou o Palmeiras na crise. Com dois gols de Robson e um de Giovanni Augusto, o Coxa bateu o Verdão por 3 a 1, nesta quarta-feira, no Allianz Parque, e respirou na luta contra o rebaixamento. Do outro lado, a pressão aumenta ainda mais para a demissão do técnico Vanderlei Luxemburgo.
Palmeiras e Luxa se complicam
A terceira derrota consecutiva, a segunda na arena, mantém o Palmeiras com 22 pontos e cada vez mais distante da briga pelo título nacional. Mais do que isso, deixa o futuro de Luxemburgo incerto. O presidente Maurício Galiotte tem sido bastante pressionado pela torcia e por conselheiros para demitir o treinador.
Coxa ganha moral
O Coritiba quebra o jejum de quatro jogos sem vencer (dois empates e duas derrotas) e chega aos 16 pontos. A situação ainda é crítica, mas uma vitória contra um candidato ao título dá moral para o time tentar escapar do rebaixamento.
Primeiro tempo
O Palmeiras tentou pressionar a saída de bola, mas deu espaços demais e foi surpreendido pelo Coritiba logo aos sete minutos. Após chute cruzado para a área, Robson apareceu na segunda trave e desviou para fazer o quinto gol dele no Brasileirão. O Coxa continuou melhor. Aos 23, Robson acertou lindo chute de fora da área e ampliou. A vantagem do time paranaense fez Luxemburgo mexer: saíram Esteves e Zé Rafael para as entradas de Willian e Ramires. Os paulistas até diminuíram o placar com Gabriel Veron, após bom passe de Patrick de Paula, mas o Coritiba, dono do jogo, teve oportunidade de ampliar o marcador antes do intervalo.
Segundo tempo
Luxa colocou Rony no lugar de Marcos Rocha e empilhou quatro atacantes no Palmeiras. Na prática, porém, não funcionou. O time rondou a área por mais tempo, mas sem conseguir sufocar ou assustar o Coritiba. Pior, abriu ainda mais espaços defensivos. Foi assim que, aos 19, Robson cruzou na medida para Giovanni Augusto fazer o terceiro. Gabriel Veron chegou a descontar, mas estava em impedimento. O Palmeiras só conseguiu dar trabalho nos minutos finais. Scarpa, em chute de longe, levou perigo. Na sequência, Rony, de cabeça na pequena área, parou em ótima defesa de Wilson.
Próximos jogos
O Palmeiras enfrenta o Fortaleza, domingo, às 20h30, no Castelão. O Coritiba recebe o Santos, sábado, às 19h, no Couto Pereira. (Globo Esporte)