Em uma noite sem inspiração, sem se encontrar em campo e ainda com um jogador a menos desde o primeiro tempo, o Cuiabá realizou uma péssima apresentação, especialmente no primeiro tempo e mereceu a derrota para o Guarani por 1 a 0, com gol de Bidu, na noite desta terça-feira (13) em jogo que movimentou o estádio Brinco de Ouro, em Campinas.
Apesar da primeira derrota após oito jogos sem perder, o Dourado segue na liderança isolada do campeonato com 32 pontos, mas ‘queimou’ parte da gordura. O jogo teve dois tempos distintos com o Guarani melhor no primeiro tempo e o Cuiabá dominando a segunda parte, porém, o Bugre foi mais efetivo e com essa vitória deixa a zona de rebaixamento.
Primeiro tempo
O Cuiabá apresentou um futebol apático, sem criatividade e sonolento no primeiro tempo. Após um início morno, o jogo aos poucos foi ficando aberto. A primeira finalização do jogo foi do Guarani aos 9 minutos. Eduardo Person recebeu na entrada da área e chutou forte. A bola passou por cima do travessão. Dois minutos depois, foi a vez de Lucas Crispim arriscar de longe. A bola passou por cima do gol. Aos 28 minutos, o colocou a bola nas redes, mas a arbitragem flagrou impedimento no lance.
Com marcação alta no ataque, o Guarani dificultava muito a penetração do Dourado que não se encontrava em campo. E como era melhor, o Guarani fez por merecer o gol aos 30 minutos. Bidu recebeu de Todinho, ajeitou e arriscou de longe. A bola ainda bateu na trave antes de entrar. Um belo gol do Bugre no Brinco de Ouro: 1 a 0.
Aos 39 o Cuiabá teve seu melhor momento quando Hayner foi à linha de fundo, infiltrou e cruzou em direção a Elton. Bidu apareceu e providenciou o corte, evitando o que poderia ser o gol de empate.
Se já estava difícil para o Cuiabá com seu futebol sonolento, a situação piorou aos 43 minutos. O zagueiro Luiz Gustavo que já tinha o cartão amarelo, fez outra falta para amarelo e foi expulso, deixando o Dourado com um a menos em campo.
Segundo tempo
O Dourado, mesmo com um homem a menos, apresentou-se melhor. Mas a primeira chance foi do Guarani no primeiro minuto, quando Wagninho arriscou e a bola passou com perigo próximo à trave de João Carlos. A resposta do Cuiabá veio aos 3 minutos com contra-ataque rápido. Felipe Marques tocou para Élton que só tinha um zagueiro e o goleiro pela frente. O arremate saiu falho e a bola subiu. O Guarani se safou do empate.
O Cuiabá acordou aos 34 minutos, após a expulsão de Bruno Sávio, do Guarani, que deixou sua equipe com o mesmo número de jogadores. Assim, o Cuiabá fez pressão, martelando em busca do empate. Aos 40 minutos, o Dourado teve uma ótima chance, quando Jenison foi lançado na direita, dominou e disparou uma bomba. O goleiro fez uma grande defesa e salvou o Guarani do empate.
No final do jogo o Cuiabá fez uma pressão insuportável, mas não teve competência para marcar e o jogo ficou nisso. Foi a segunda derrota do time comandado por Marcelo Chamusca na Série B e na temporada. Apesar do resultado negativo, o time cuiabano segue isolado na liderança, com 32 pontos, mas pode ver a aproximação da Chapecoense e do América ao final da rodada.
Próximos jogos
Após o duelo contra o Guarani, o Cuiabá terá um fôlego de oito dias e só volta a atuar pelo Campeonato Brasileiro da Série B no dia 21 (quarta-feira), às 18 horas (horário de MT) na Arena Pantanal, contra o Paraná, pela 17ª rodada. Já o Guarani sai para enfrentar o Vitória, no estádio Barradão, no mesmo dia e horário.
Confira a classificação atualizada da Série B
Jogos da 16ª rodada (horário de Brasília)