A jornalista Oziane Rodrigues, candidata a vereadora pelo Partido Verde em Cuiabá, emocionou os seus 200 convidados, no lançamento da sua campanha, na noite de quinta-feira (9 de outubro), no Espaço de Eventos Guanabara. O grande ato reuniu apoiadores de peso, como o prefeito de Cuiabá e candidato à reeleição, Emanuel Pinheiro (MDB), o candidato a vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) e o coordenador de campanha e ex-secretário de Governo de Cuiabá, Lincoln Sardinha.
Usando máscaras e respeitando os cuidados de prevenção da Covid 19, o público lotou o Espaço de Eventos, na região do Coxipó. Estiveram presentes a família, parentes, amigos e apoiadores da candidata.
O prefeito agradeceu a jornalista por ter contribuído com sua gestão. “Oziane é uma grande profissional, uma pessoa que me ajudou a estar aonde eu estou, foi meu braço direito na campanha de 2016 à Prefeitura de Cuiabá. Ela foi a minha assessora de imprensa, esteve ao meu lado em todos os momentos da campanha, nos bons e ruins. Foi dela a sugestão para eu trazer do Paraná para Cuiabá o programa Hora Estendida nas Creches e CMEIs”, afirmou.
O gestor afirmou ainda que por ter sempre a postura de solidariedade e de prioridade aos mais carentes, se sensibilizou com a história de vida da jornalista e acolheu de imediato o projeto dela da Hora Estendida. “Autorizei a Oziane a buscar mais informações para mim e eu apresentei aquilo que foi uma das bandeiras da minha gestão e hoje é uma realidade em Cuiabá. Este programa é tão bom, tem um alcance social enorme, acalenta os menos favorecidos, dá oportunidade às mães e às famílias carentes de poder trabalhar e ter tranquilidade sobre onde deixar o seu maior patrimônio que são seus filhinhos e filhinhas. Este programa é tão bom que eu expandi, ampliei e levei para a atenção básica de saúde, criando a Hora Estendida nos postos de saúde para até às 21h. Para contemplar estas mesmas crianças da Hora Estendida nas creches, que também não tinham tempo para regularizar as vacinas e as consultas médicas”, contou Emanuel.
A Hora Estendida nas Creches na capital mato-grossense funciona, desde 2017, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Oscar Amélito, no bairro Real Parque.
O gestor municipal pediu voto para Oziane, a quem ele atribuiu inúmeras qualidades e valores para realizar um bom mandato e representar a mulher cuiabana no Poder Legislativo.
“Quero parabenizar você pela audácia e pela coragem. Nova (33 anos), trabalhadora, digna pra caramba, uma mulher que se supera a cada dia. A vida da Oziane não é fácil! Ela trabalha muito para sustentar os filhos! Gente, para quem tem tudo na vida, tem a vida estruturada, quem tem condição financeira abastada, quem tem filhos criados, quem tem marido, mulher, pai e mãe, já não é fácil. Você imagina para uma guerreira, sustentar 4 filhos pequenos sozinha”, ressaltou o prefeito.
Emanuel Pinheiro parabenizou Oziane por aceitar a missão de construir um projeto eleitoral para representar os quase 60% do eleitorado, que é feminino e que não teve representante eleita nos últimos pleitos.
“Esta é a expressão da sua Candidatura! Você é o símbolo da mulher cuiabana, que é empoderada, que quer participar e decidir, que mostra a força e a garra. E eu só posso dizer o quanto me orgulho de você!”, frisou.
As lideranças políticas se mostraram admiradas com o poder de mobilização da candidata. “Em tempos de pandemia, reunir tanta gente assim atenta a te ouvir até altas horas da noite, não é fácil, isto se chama patrimônio, são gente que te conhece e sabe a grande mulher que você é. Por isso, vamos todos de 43443”, salientou Emanuel Pinheiro.
“Estou emocionado de ver esta quantidade de pessoas te defendendo e te apoiando. As pessoas hoje não acreditam mais em política e se fizeram este esforço de estar aqui é porque te admiram muito!”, avaliou o candidato a vice-prefeito, José Roberto Stopa.
Stopa garantiu que o Partido Verde quer muito Oziane na Câmara Municipal e que vai fazer todo o possível para isso acontecer. Ele destacou que ela é mulher de vibra e representa a renovação. “Uma coisa que admiro muito é gente que trabalha e para você realmente temos que tirar o chapéu! Além de trabalhadora, é honesta e competente!”, elogiou.
Lincoln contou que, junto com Stopa, foi uma das pessoas que fez o convite à Oziane para se lançar candidata a vereadora. “O prefeito me pediu a algum tempo atrás que observasse pessoas com potencial para a candidatura. Então percebemos essa trabalhadora, que não tem preguiça, é uma pessoa que vendeu bolo na feira para pagar a faculdade de jornalista, pessoa que vem da base. Foi por isso que escolhi e disse ao prefeito já tenho a mulher com o perfil ideal”, revelou.
Valor à Família
A emoção arrebatou ainda mais Oziane e seus convidados quando os filhos Pablo e Mel e as mães, de sangue, Marlene e, de consideração, Elizeth subiram ao palco. “Eu digo no meu vídeo de apresentação que eu vim de uma família de mulheres fortes. Eu quero apresentar essas mulheres a vocês. Elas também criaram os filhos com muita luta. Meu pai morreu quando eu tinha 7 anos de idade”, lembrou Oziane.
Com a voz embargada, Oziane contou que a mãe Elizeth foi uma mãe que a acolheu num momento de dificuldade. “Ela me ensinou a nunca desistir diante das dificuldades. Ela disse que foi muito dura comigo, mas se não tivesse sido assim, eu não teria colocado em meu coração o desejo de estudar. Ela me ensinou a lutar como uma mãe para vencer na vida”, contou Oziane.
Marlene e Elizeth disseram sentir muito orgulho e admiração pela filha. “Ela é dedicada e esforçada!”, avaliou Marlene. “Ela é maravilhosa!”, destacou Elizeth.
A filha de Oziane, a pequena Mel também pediu a palavra e caiu em lágrimas. “Eu tenho muito orgulho da minha mãe, ela batalhou muito para criar nós 4 e eu tenho fé que ela vai ser eleita”, disse a criança.
A jornalista concluiu que “para chegar até aqui fez muitos sacrifícios pessoais e familiares, mas que se Deus permitir sua eleição, ela vai fazer valer todos esses momentos que se privou ao lado da família” para fazer o mandato mais inclusivo, acessível e humano que estiver ao seu alcance.
“Quero mostrar que a política pode ser diferente. Não pensem que serei vereadora só das mulheres ou só de uma bandeira. Onde estiver uma pessoa, homem ou mulher, que precise ser ouvida estarei lá. Já cansamos de ser representadas por pessoas que não sabem a dor de não ter uma vaga na creche, desconhece a dor de pegar o filho no colo ardendo em febre e não saber para onde ir. Queremos uma Cuiabá cada vez melhor para se viver”, concluiu.