Sete dos 141 municípios de Mato Grosso possui apenas um candidato disputando a vaga de prefeito da cidade na eleição municipal de novembro. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral

Em Porto Alegre do Norte – Daniel Rosa do Lago (PDT), Marcelândia – Celso Luiz Padovani (DEM), União do Sul – Claudiomiro Jacinto de Queiroz (MDB), Ponte Branca – Clenei Parreira da Silva (Pode), Itanhangá – Edu Laudi Pascoski (PL), Castanheira – Jakson de Oliveira Rios Junior (PT) e Salto do Céu – Mauto Teixeira Espindola (Solidariedade).

Três deles buscam a reeleição. Em Porto Alegre do Norte, União do Sul e Itanhangá os candidatos são os atuais prefeitos das respectivas cidades.

Na prática, os candidatos citados acima só precisam do próprio voto para ocupar a vaga de chefe do executivo municipal.

Conforme a Lei das Eleições será considerado eleito prefeito a pessoa que obtiver a maioria dos votos, não sendo computados os em branco e os nulos. No caso de municípios com apenas um concorrente, basta que o próprio candidato obtenha um único voto válido para ser eleito.

Enquanto no interior tem cidade que a eleição é dada como vencida, na Capital, oito disputam a cadeira do Alencastro, são eles: Abílio Junior (Podemos), Aécio Rodrigues (PSL), Emanuel Pinheiro (MDB), Gilberto Lopes Filho (Psol), Gisela Simona (PROS), Julier Sebastião (PT), Paulo Henrique Grando (Novo) e Roberto França (Patriotas) disputam a vaga.