O presidente do Comitê Olímpico Interncional (COI) Thomas Bach, em carta aberta ao Movimento Olímpico, declarou que o retorno de eventos esportivos em meio à pandemia do coronavírus dá “confiança em nossos preparativos” para as Olimpíadas de Tóquio 2020. Bach também atualizou os planos para o futuro e disse estar grato pelo esporte estar de volta de alguma forma.

– A recepção muito positiva desses eventos demonstra claramente que não apenas os atletas e organizações esportivas, mas também o público em geral anseiam pelo retorno do esporte como parte integrante de nossas vidas. Isso deve dar a todos nós confiança em nossos preparativos para eventos futuros, incluindo os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 – disse Bach, que também ressaltou que os eventos podem ser organizado com segurança, mesmo com restrições.

Thomas Bach, presidente do COI — Foto: Divulgação

Thomas Bach, presidente do COI — Foto: Divulgação

Bach enfatizou a necessidade de continuar a agir com responsabilidade no planejamento e programação de eventos esportivos. O presidente do COI afirmou que estão monitorando metódos de testes inovadores, além dos tradicionais que estão sendo usados.

– Além dos métodos de teste já existentes, há uma série de chamados testes rápidos já no mercado ou em desenvolvimento. Quando usados ​​em combinação com outras contra-medidas contra vírus, esses testes rápidos nos fornecem uma ferramenta adicional importante para garantir um ambiente seguro para todos os envolvidos – acrescentou.

Diamond League é um dos eventos esportivos que tem acontecido durante a pandemia de forma segura — Foto: Paolo Bruno/Getty Images

Diamond League é um dos eventos esportivos que tem acontecido durante a pandemia de forma segura — Foto: Paolo Bruno/Getty Images

– Temos que perceber que mesmo os métodos de teste e vacinas não são a ‘bala de prata’ que resolverá todos os nossos problemas. Ainda não sabemos o impacto total de qualquer vacina potencial, mas, no geral, há boas razões para um otimismo cauteloso – declarou o presidente.

Uma força-tarefa de medidas contra o coronavírus, formada por funcionários do governo japonês, do governo metropolitano de Tóquio e do Comitê Organizador de Tóquio 2020, está avaliando possíveis cenários que podem permitir que os Jogos Olímpicos ocorram como esperado de 23 de julho a 8 de agosto de 2021. Os Jogos Paralímpicos estão programados para acontecer de 24 de agosto a 5 de setembro.

Um sistema para permitir que os atletas fiquem isentos de restrições de viagem deve ser aprovado esta semana, enquanto o Ministro Olímpico do Japão, Seiko Hashimoto, disse recentemente que Tóquio 2020 deve ser realizada no próximo ano “a qualquer custo”.  (Globo Esporte)