Goleada sofrida, cobranças, pressão, vulcão ativo, lesão de Gabigol e seis jogadores com Covid-19… A passagem do Flamengo no Equador tem sido turbulenta, especialmente para o técnico Domènec Torrent, que no domingo foi obrigado a cancelar o treino e teve notícia de que Gabigol e mais seis jogadores estão fora do duelo com o Barcelona, na terça. Será preciso juntar as peças de um Flamengo desfigurado.
O exame apontou que Gabigol teve uma lesão na coxa direita, e não há tempo hábil de recuperação. O problema não é simples, e a tendência é de que ele seja desfalque em mais jogos. Para piorar mais a situação, seis atletas testaram positivo para Covid-19: Isla, Filipe Luís, Diego, Bruno Henrique, Michael e Matheuzinho. Expulso contra o Independiente del Valle, Gustavo Henrique também está fora por suspensão.
A lista de desfalques dos atletas que viajaram ao Equador:
- Gabigol (lesão na coxa direita)
- Gustavo Henrique (suspenso)
- Isla (Covid)
- Filipe Luís (Covid)
- Diego (Covid)
- Bruno Henrique (Covid)
- Michael (Covid)
- Matheuzinho (Covid)
Se as cinzas do vulcão Sangay permitirem, Dome tem a chance de na tarde desta segunda-feira testar a formação para enfrentar o Barcelona, na terça. O Flamengo convocou de última hora os atletas Natan (zagueiro), João Lucas (lateral-direito), Guilherme Bala (atacante) e Rodrigo Muniz (atacante), mas eles devem chegar direto para a partida, pois não há tempo hábil para que participem de alguma atividade.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/Z/Q/0NHtWmT2AVVVhAxTIYJA/pedro-equador.jpg)
Pedro será a referência do ataque do Flamengo contra o Barcelona — Foto: Twitter Flamengo
João Lucas provavelmente será a solução para o maior problema da equipe no momento, que é a lateral direita. Afinal, Isla e Matheuzinho estão entre os infectados.
Em outras ocasiões, Dome já utilizou Rodrigo Caio e Thuler na lateral, mas a experiência não deu um bom resultado. Outra alternativa seria deslocar o canhoto Renê para direita, como foi feito contra o Santos. Neste caso, Ramon ganharia a chance de estrear em jogos de Libertadores. Há também a chance de improvisar um volante na lateral, por exemplo.
No ataque, sem Gabigol e Bruno Henrique, Pedro será a principal referência. Além dele, apenas outros dois jogadores do setor estão à disposição: Vitinho e Lincoln. Se quiser deixar apenas Pedro como referência, Dome tem a opção de escalar os volantes Arão e Thiago Maia e povoar o setor de criação de meio de campo com Gerson mais adiantado ao lado de Everton Ribeiro e Arrascaeta, por exemplo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/t/y/lZuwJMRYAGB6eYjrRmww/fla-x-barcelona.png)
Uma possível escalação do Flamengo para o duelo com Barcelona — Foto: ge
Será uma montagem de quebra-cabeça para o treinador. Levando em consideração os quatro jogadores convocados de última hora, esses são os atletas à disposição de Domènec Torrent para o confronto:
Goleiros: César, Gabriel Batista e Hugo;
Laterais: Renê, Ramon e João Lucas;
Zagueiros: Rodrigo Caio, Léo Pereira, Thuler e Natan;
Volantes: Willian Arão, Thiago Maia, Gerson e Gomes;
Meias: Arrascaeta e Everton Ribeiro;
Atacantes: Pedro, Vitinho, Lincoln, Guilherme Bala e Rodrigo Muniz.
Flamengo e Barcelona se enfrentam nesta terça-feira, às 19h15, em Guayaquil. A equipe rubro-negra está em segundo lugar com seis pontos, enquanto os equatorianos perderam seus três jogos e ainda não pontuaram. No outro jogo do Grupo A, o líder Del Valle enfrenta o Junior Barranquilla, na Colômbia. (Globo Esporte)