Com gol de Anselmo Ramon, no segundo tempo, a Chapecoense conquistou o Campeonato Catarinense 2020. Na tarde deste domingo, o Verdão do Oeste voltou a vencer o Brusque, agora por 1 a 0, e confirmou o sétimo título estadual da história (1977, 1996, 2007, 2011, 2016, 2017 e 2020), o quarto nos últimos 10 anos, naquela que foi a quinta final consecutiva do clube. Na ida, a vitória por 2 a 0, em Chapecó, já dava uma larga e importante vantagem para o duelo de volta.

A caminhada até o título

O Verdão do Oeste teve um início de estadual bastante irregular, flertou com a zona de rebaixamento e conquistou a classificação às quartas de final apenas na última rodada da primeira fase com a pior campanha. No mata-mata, porém, a Chapecoense nadou de braçada. O time de Umberto Louzer eliminou o então líder Avaí, superou o Criciúma, na semifinal, e chegou à decisão diante do Brusque.

Tchau, marca histórica

A Chape derrubou a invencibilidade de quase um ano do Brusque jogando no Augusto Bauer. A última derrota do Quadricolor em casa tinha sido em 29 de setembro de 2019 (2 a 1 para o Fluminense de Joinville. Desde então, eram 17 jogos (14 vitórias e três empates) sem perder como mandante. O técnico Jerson Testoni, aliás, ainda não tinha sido derrotado diante da torcida.

Segundo tempo

A Chape voltou do intervalo disposta a definir o jogo e levar o título para o Oeste. Logo no início, Moccelin recebeu sozinho e chutou por cima. Aylon ainda colocou Zé Carlos para trabalhar após cabeçada. Willian Oliveira chutou de fora da área, e a bola acerta a trave direita do gol do Brusque. E tanto insistir, a Chape fez o gol. Aos 24 minutos, Anselmo Ramon aproveitou o chute errado de Aylon e empurrou para o gol vazio. O Brusque teve chance com Thiago Alagoano, que obrigou João Ricardo a fazer uma defesaça, e em outra com Emerson Martins, que dividiu com Aylon, e a bola encobriu o goleiro do Verdão, que se recuperou.

Gol da Chapecoense! Anselmo Ramon marca contra o Brusque

Na base do “jeitinho”

Com o veto à presença da torcida nas arquibancadas em razão da pandemia de Covid-19, torcedores do Brusque se viraram para acompanhar a final “in loco”, ignorando a recomendação de evitar aglomerações. As coberturas dos prédios e casas no entorno do Augusto Bauer estavam lotados. Ainda teve torcedor que pagou para ter sua foto presente no jogo, como tem acontecido no chamado “novo normal”.

Próximos jogos

Com o estadual encerrado, o Brusque tem agora outras duas competições até o fim da temporada. na quarta-feira, às 21h30, o Quadricolor recebe o Ceará pelo jogo de ida da quarta fase da Copa do Brasil. Pela Série C, o time do Vale do Itajaí atua no próximo domingo, ás 16h, contra o Tombense, também no Augusto Bauer. Já a Chapecoense passa a focar na volta à elite do futebol nacional. Na sexta-feira, às 21h30, o Verdão do Oeste visita o Náutico, no Recife, pela 10ª rodada da Série B do Brasileiro. (Globo Esporte)