Sentindo a ausência de cinco titulares, mostrando um futebol sofrível e ainda contando com a anulação de um gol do adversário, aos 49 minutos do segundo tempo, que teria sido legítimo, o Cuiabá nem de longe foi o time que chegou a ficar duas rodadas na liderança da Série B e acabou empatando com o Figueirense em partida válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O jogo, que terminou sem gols na Arena Pantanal, na noite desta terça-feira (08), foi aberto, no entanto, com poucas chances reais de gol.

Agora sob o comando do técnico Elano, o Figueirense apresentou boa postura em campo, diante de um Cuiabá que parecia desfigurado com as ausências de Auremir, Felipe Marques e Rafael Gava. Para se ter uma ideia, foram várias chances, mas apenas uma bola na direção do gol, contra três do time catarinense. Foi a terceira partida seguida do Dourado sem vitória.

Primeiro tempo

Cuiabá e Figueirense fizeram um primeiro tempo movimentado, embora sem muitas oportunidades. As duas equipes se abdicaram do sistema ofensivo e optaram pelo ataque. As jogadas de ambos fluíam mais pelas laterais. Mesmo assim, faltava penetração decisiva.

Com a obrigação de vencer, o Dourado criou mais. Como aos 21 minutos, quando Felipe Ferreira aproveitou rebote na área, mas chutou sem direção. Aos 28 minutos, Jenison recebeu de Maxwell e bateu forte, muito longe do gol. Dois minutos depois, Maxwell foi lançado na esquerda, mas chutou de primeira por cima do gol. Mas, já estava impedido.

Segundo Tempo

O Cuiabá voltou com Yago e Ferrugem no lugar de Felipe Ferreira e Léo. Mas quem voltou melhor foi o Figueirense que levou perigo em dois lances em sequência. Aos 4 minutos, Diego Gonçalves chutou da esquerda de longe e quase surpreendeu o goleiro do Cuiabá. No minuto seguinte, Marcinho recebeu cruzamento na pequena área de frente para o goleiro Matheus Nogueira e cabeceou por cima. Quase o gol do Figueira.

Para tentar melhorar o ataque, Marcelo Chamusca promoveu a reestreia de Jean Patrick.  Aos 24, o Cuiabá martelou e tentou com chute de Maxwell de fora da área. A bola passou sem perigo. Mas o jogo ganhou em emoção. No lance seguinte, o Figueira teve outra boa oportunidade: Feijão recebeu em profundidade, ganhou na corrida do marcador e invadiu a área. Ele bateu firme de direita, mas Matheus Nogueira fez a defesa em dois tempos.

O Cuiabá voltou a assustar aos 36 minutos com cobrança e falta de Jean Patrick. A bola passou muito perto, à direita do goleiro Rodolfo. Um minuto depois, Jenison recebeu na área e girou batendo com força. A bola subiu muito. Oportunidades não faltaram, só precisão. Assim, aos 47 minutos, Yago cruzou, a defesa do Figueirense cortou de forma parcial e a bola sobrou para o Ferrugem, que pegou muito mal, jogando por cima do gol de Rodolfo.

Mas, viria a polêmica. Gabriel Lima bate de longe e o goleiro do Cuiabá Matheus Nogueira rebateu nos pés de Marquinho. Ele aproveitou e bateu firme para o fundo das redes. No entanto, foi marcado o impedimento e o gol invalidado. Os jogadores do Figueira reclamaram muito da marcação. A ‘Central do Apito’, considerou o lance muito difícil para a arbitragem, mas entendeu que o gol foi legal.

Como fica

Com este resultado, o Cuiabá voltou provisoriamente ao G-4, enquanto o Figueirense agora respira fora da zona de rebaixamento e ainda empurra o Cruzeiro para o Z-4.

Agenda

Na décima rodada, o Cuiabá volta a jogar em casa novamente. Desta vez, o adversário é o Oeste-SP, em partida marcada para o próximo sábado (19), às 15h30 (horário de MT), na Arena Pantanal. Antes disso, a equipe fará o jogo atrasado contra o CSA, fora de casa, no dia 16 (quinta-feira). Já o Figueirense sai para enfrentar o América-MG no estádio Independência, no sábado (19) às 10 horas (horário de MT).

Confira classificação atualizada da Série B

Veja os jogos (horário de Brasília) da nona rodada