Com o frio que atingiu Mato Grosso durante o fim de semana, cerca de 100 cabeças de gado morreram no município Reserva do Cabaçal, a 412 km de Cuiabá.
Os termômetros marcaram 9°C, mas, segundo relatos de fazendeiros da região, a sensação térmica chegou a 0°C durante a madrugada.
O pecuarista Amauri Nazaro que cria touro reprodutor da raça nelore, encontrou na manhã de sábado (22), 12 animais mortos e outros oito debilitados. Até agora, o prejuízo é de R$ 150 mil.
“A gente ouve muito falar que na propriedade de ‘fulano’ morreu um em outra dois. Tem muita gente também que nem sabe, porque isso nunca aconteceu aqui, nunca teve isso aqui”, contou.
Segundo ele, os casos foram generalizados na cidade. “No meu vizinho de frente, 27 bovinos morreram de frio. No outro vizinho, contaram até agora 21, em outra propriedade foram cinco e, em uma fazenda mais perto da estrada, mais dois. Acredito que apenas por esses casos próximos, tivemos pelo menos 100 animais que morreram de frio na cidade, já que tem muita gente nem sabe que perdeu gado, pois nunca houve isso aqui”, comentou.
O pecuarista diz que os animais que morreram foram os mais novos e que estavam em campo aberto. “Nessa propriedade, não temos mata junto ao pasto, a não ser na beira do córrego, onde é ainda mais frio. Os animais que morreram, certamente ficaram expostos ao vento e ao frio, algo que nunca ocorreu aqui. Tanto é, que em outra propriedade que temos, os animais conseguiram se abrigar na mata e não houve nenhum caso.”
De acordo com os meteorologistas, a frente fria já começa a deixar Mato Grosso e os termômetros já voltam a registrar temperaturas acima dos 30ºC em todo Estado nesta segunda-feira.