O Cuiabá voltou a reeditar suas boas atuações na Série B e conquistou uma grande vitória fora de casa na abertura da quinta rodada. Jogando contra o Avaí na manhã deste sábado (22), o Dourado não tomou conhecimento do adversário e venceu o duelo por 2 a 0 em plena Ressacada, com dois gols de Rafael Gava. Com esse resultado, o time cuiabano, que definitivamente parece jogar melhor fora de casa, assumiu provisoriamente a vice-liderança e de quebra, manteve a invencibilidade na competição, se mantendo como o único time entre as séries A e B a não perder nesta temporada.
Primeiro tempo
Com uma atuação muito melhor em comparação ao jogo anterior, quando venceu o Confiança na Arena Pantanal, o Cuiabá teve domínio da primeira parte, criando as melhores oportunidades e praticamente não deixando o Avaí jogar. Apesar da boa marcação do Dourado, foi do Avaí a primeira chance do jogo, aos 7 minutos, quando Kapa infiltrou pela esquerda e finalizou com chute perigoso à direita do goleiro João Carlos. A resposta do Cuiabá veio dois minutos depois quando Yago recebeu na direita e chutou forte. A bola bateu na rede pelo lado de fora.
Aos 12 minutos, Jenison desperdiçou uma boa chance. Lançado na esquerda, ele chutou fraco. O goleiro fez a defesa com tranquilidade. Aos 14 minutos, João Carlos foi novamente testado e fez uma defesa no reflexo quando a bola chutada para o gol foi desviada em um zagueiro. Aos 16 minutos, o Cuiabá teve outra boa chance. Felipe Marques foi ao fundo e chutou cruzado, obrigando o goleiro Frigeri a fazer uma boa defesa. Três minutos depois em cobrança de falta de Elvis, o goleiro do Avaí pulou e tirou bola que ia no canto. Quase o gol do Cuiabá.
A partida esfriou um pouco até os 40 minutos, quando o Avaí, mesmo sob forte marcação, teve um bom momento. Capa chegou com liberdade na esquerda, cruzou e a bola sobrou limpa para Gastón Rodriguez. De frente para João Carlos, o atacante do Avaí finalizou e o goleiro do Cuiabá fez a melhor defesa do primeiro tempo.
Segundo tempo
O jogo foi mais equilibrado na segunda parte. Ainda assim, foi o Cuiabá quem abriu o placar aos 13 minutos. Rafael Gava puxou contra-ataque, ligou Yago e recebeu na entrada da área para chutar de frente para o gol. A finalização foi precisa: a bola atingiu o canto alto esquerdo do goleiro Frigeri que nada pode fazer: Cuiabá 1 a 0. Foi o segundo gol de Rafael Gava com a camisa do Dourado na Série B.
Após abrir o marcador, o Dourado se fechou e passou a correr riscos com o Avaí rondando sua área. E em uma dessas, aos 17 minutos, Bruno Silva pegou firme e a bola explodiu no travessão do goleiro João Carlos. Quase o empate do Avaí.
No momento em que o Avaí fazia pressão e acuava o Cuiabá, o Dourado ampliou o marcador na Ressacada. Hayner iniciou a jogada pela lateral-direita, cruzou na área e a bola sobrou para Rafael Gava que, quase sem ângulo, emendou de esquerda e marcou um belo gol. Cuiabá 2 a 0. Foi o terceiro gol de Gava que se tornou o artilheiro do Dourado na Série B, com 3 gols.
Aos 39 minutos, João Carlos ainda evitou o gol do Avaí, com uma defesaça, quando Vinícius Jaú girou para cima da marcação dentro da área e bateu rasteiro. Esse foi o último lance importante da partida, já que o Dourado se fechou mais e garantiu o resultado. A defesa do Dourado segue como a menos vazada – junto com a Chapecoense – sem tomar gols e o goleiro João Carlos segue ‘invicto’ desde que chegou ao Cuiabá.
A equipe do Cuiabá começou o jogo com: João Carlos, Hayner, Everton Sena, Anderson Conceição, Auremir, Romário, Yago (Felipe Ferreira), Rafael Gava (Helder), Jenison (Fabrício), Elvis (Marino) e Felipe Marques (Maxwell).
Como fica
Com esta grande vitória fora de casa, o Dourado chegou à vice-liderança da competição com 10 pontos, mesmo número do Paraná que leva vantagem no número de gols marcados. Vale lembrar que o Dourado, assim como o Paraná, tem um jogo a menos – o confronto contra o CSA marcado para a terceira rodada foi adiado devido ao adversário ter 20 jogadores contaminados com o coronavírus.
Agenda
Na próxima rodada, o Cuiabá recebe a Chapecoense, na Arena Pantanal em jogo marcado para a próxima sexta-feira (28), às 19h30 (horário de MT). Já o Avaí sai para enfrentar o Oeste em partida programada para o Canindé, também na sexta-feira (28), às 18h15 (de MT).
Confira jogos e classificação atualizada da Série B (horário de Brasília)