O turismo foi – e continua sendo – uma das áreas mais afetadas pela pandemia do novo coronavírus. À medida que o vírus foi ultrapassando fronteiras, o setor foi proporcionalmente se retraindo: voos foram cancelados, eventos adiados e muitos roteiros ficaram sem previsão de serem colocados em prática.

De acordo com um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), só no Brasil o segmento deve ter perdas de mais de R$ 161 bilhões devido à pandemia. O Sebrae também divulgou pesquisa neste mês de julho sobre o impacto do coronavírus, as necessidades e perspectivas de retomada das atividades.

O levantamento foi feito principalmente com representantes de agências de viagens. Questionados, por exemplo, sobre quanto tempo as empresas ficaram fechadas, 38% responderam que mais de 90 dias. Outros 26% responderam que as portas de seus negócios seguem fechados.

Mas, pouco a pouco o trade turístico tem encontrado medidas para se adaptar ao novo momento. Ganha pontos aqueles que mostrarem espaços seguros e alternativas tecnológicas para seus hóspedes e turistas.

Em Mato Grosso, por exemplo, a Zero Tok surgiu neste contexto. A empresa desenvolveu totens de higienização de mãos por um sistema de nebulização e sem necessidade de tocar em nada.

“Vimos uma oportunidade em criar este aparelho, que é bom para clientes, hóspedes e consumidores, como também para os empresários, já que é eficiente e econômico. Sabemos que por mais que uma vacina contra o coronavírus surja, estabelecimentos que contarem com sistemas tecnológicos já estarão à frente, porque oferecerão uma sensação ainda maior de biossegurança, palavra que até pouco tempo atrás era usada mais em ambientes de saúde e agora fará diferença na vida de todos nós”, garante a gerente a frente da Zero Tok, Joelma Fernando Côrrea.

A biossegurança, aliás, tem sido palavra de ordem em hotéis como o Taiamã e o Amazon, em Cuiabá. Os dois investiram no totem da Zero Tok e também contam com um sistema completo para deixar hóspedes com maior sensação de higienização.

“A saúde e o bem-estar de todos os hóspedes, colaboradores e parceiros, vem sempre em primeiro lugar. Por isso, buscamos sempre adquirir os melhores produtos disponíveis no mercado. O exemplo disso é o totem com vaporizador automático, um equipamento moderno e eficaz que está à disposição logo na entrada do hotel. Além dele, temos álcool gel 70 disponíveis em todas as dependências dos hotéis e reforçamos limpeza e desinfecção em todas as áreas comum, higienização constante de corrimões, balcões, mesas, cadeiras, elevadores, desinfecção das academias pós-uso e uma rotina intensa de higienização”, descreve Lisley Foratti, Marketing dos hotéis Taiamã e Amazon.

Também complementam as ações dos hotéis o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) por todos os colaboradores, para garantir a segurança deles e dos hóspedes, e a esterilização rotineira dos utensílios dos restaurantes, que são lavados à quente e depois higienizados com álcool 70, bem como a desinfecção diária dos enxovais dos quartos.

“Não só o trade turístico, mas empresas e empreendedores que souberem investir em ações e aparelhos para deixarem aos seus clientes a sensação de segurança e higienização certamente estarão a frente nessa corrida pós-COVID”, completou Joelma Fernanda Côrrea.

TOTEM 

O Zero Tok tem capacidade para 16 litros de álcool, que garantem cerca de 20 mil higienizações. O aparelho é completamente digital e pode ser personalizado, com a identidade visual da empresa ou instituição.

Também há possibilidade de upgrade de cada totem, com carregador de celular via usb e bateria com capacidade de 5 mil higienizações por carga, além de um sistema de som com bluetooth.

Para mais informações, entre em contato pelo site (http://zerotok.com.br/), e-mail (comercial@zerotok.com.br) ou ainda pelos telefones (65) 3623-8954 e (65) 99631-1111 (WhatsApp) e (65) 99681-1111.

Rede hoteleira já tem se adaptado e quem tiver aparelhos e sistemas automatizados sairá na frente