A Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) realizou nesta quarta-feira o sorteio oficial das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. O evento ocorreu na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça. A qualificação terá três etapas e dará três vagas diretas para o torneio no Catar, além de mais uma na repescagem para o Mundial.
A confederação já havia anunciado no dia 27 de julho que haveria profundas mudanças na fórmula de disputa. A primeira parte das eliminatórias será disputada no formato com seis grupos, com cinco seleções em cada. Não estarão nesta etapa as cinco equipes mais bem classificadas no ranking da Fifa. A separação dos times levou em consideração o ranking até o dia 16 de julho de 2020.
Cada equipe vai enfrentar uma vez os adversários da chave, totalizando assim quatro jogos: dois em casa e dois fora de casa. Essas partidas serão realizadas nas datas Fifa em outubro e novembro deste ano. Os líderes de cada grupo avançam para a segunda fase.
Sorteio da Concacaf para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 — Foto: Divulgação / Concacaf
- Líder Grupo A x Líder Grupo F
- Líder Grupo B x Líder Grupo E
- Líder Grupo C x Líder Grupo D
As seleções se enfrentarão em jogos de ida e volta, em março de 2021. Os três vencedores desse mata-mata avançarão à terceira e última fase. Nesta etapa derradeira serão incluídas as cinco melhores equipes da Concacaf: Honduras, Estados Unidos, Costa Rica, México e Jamaica.
Os oito times jogarão entre si, dentro e fora de casa. Esses confrontos ocorrerão nas datas Fifa de junho de 2021 e nas seguintes em setembro, outubro e novembro do mesmo ano, além de janeiro e março de 2022. As três seleções melhores na classificação após isso estarão garantidas na Copa do Mundo de 2022. Quem ficar em quarto lugar vai disputar a repescagem, em junho de 2022.
Sorteio da Concacaf das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 — Foto: Divulgação / Concacaf
(Globo Esporte)