Com a desistência do Luverdense, o Sinop FC deve ser representante de Mato Grosso na Série D do Campeonato Brasileiro. A diretoria do Galo do Norte deve se pronunciar oficialmente ainda nesta segunda-feira (17) quanto à participação. No caso de o time sinopense não aceitar o convite, a FMF deve fazer convite a outro clube do Estado. De acordo com a tabela de classificação do Estadual 2019, o Araguaia pode ser o próximo convidado, tendo o Mixto como suplente.

A FMF foi comunicada no início da noite desta sexta-feira (14), da desistência do Luverdense Esporte Clube, que foi rebaixado da Série C em 2019. No ofício enviado à FMF, o motivo alegado são as dificuldades enfrentadas pelo clube devido a pandemia da Covid-19.

Como o regulamento específico da Série D 2020, prevê no Artigo 34, que “se o clube desistente for um dos 4 (quatro) clubes que sofreram descenso da Série C do ano anterior, a vaga será transferida diretamente para o Campeonato Estadual do clube desistente, seguindo a sua sequência de classificação”. Conforme a classificação final do Campeonato Mato-grossense de 2019, o Sinop Futebol Clube passa a ser o herdeiro da vaga.

A FMF já comunicou o Sinop, e aguarda a confirmação da participação de seu filiado.

Adversário se manifesta

Adversário do Luverdense na primeira rodada da Série D do Brasileiro de 2020, o River-PI lamentou a desistência do time rival da competição. Em seu perfil oficial, o Galo do Piauí fez um comentário na publicação desejando sorte à equipe de Lucas do Rio Verde.

Luverdense e River-PI iriam se enfrentar na primeira rodada do Grupo 2 da Série D. O duelo estava previsto para acontecer no dia 19 de setembro. O time do Piauí treina, em Teresina, desde o fim de julho para a competição. “Que pena. Desejamos sorte”, postou o clube piauiense.

O Luverdense foi fundado em 2004, foi tricampeão estadual (2009, 2012 e 2016), campeão da Copa Verde (2017) e ficou quatro anos na Série B do Brasileiro (2014-2017). Em 2018, foi rebaixado da Série C para a Série D.