Morreu na manhã deste sábado (08), em Batatais, São Paulo, Dom Pedro Casaldáliga, 92 anos, bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT) e missionário claretiano. Ele estava internado na UTI com problemas respiratórios. O estado de saúde dele era considerado grave. O teste de coronavírus deu negativo

Ele foi transferido de MT para SP no dia 4 de agosto. O bispo também sofria de mal de Parkinson.

O corpo será embalsamado e o velório irá ocorrer em três locais: Em Batatais (SP) neste sábado, a partir das 15 horas na capela do Claretiano – Centro Universitário de Batatais, em Ribeirão Cascalheira, na segunda-feira (10) e em São Félix do Araguaia, onde será enterrado, ainda sem previsão de dia.

Missa pelo youtube

A missa de exéquias será celebrada, em Batatais, no dia 09 de agosto de 2020 às 15h, e será  transmitida ao vivo pelo link https://youtu.be/spto8rbKye0.

Histórico

Dom Pedro teve a vida pautada pela defesa dos povos indígenas e da reforma agrária e era conhecido como bispo dos direitos humanos.

Nascido Pere Casaldàliga i Pla em 16 de fevereiro de 1928, no município de Balsareny (província de Barcelona, na Espanha), Pedro Casaldáliga chegou a Mato Grosso em 1970 para atuar como o primeiro bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia.

O bispo foi um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário da Comissão Pastoral da Terra, que atua na defesa de indígenas, comunidades tradicionais e trabalhadores do campo.

Casaldáliga teve forte atuação junto aos pobres e em defesa da democracia. Ele também se destacou por suas poesias que abordam a urgência da reforma agrária.