A Conmebol enviou para as dez associações nacionais de futebol o protocolo sanitário a ser seguido pelos clubes que disputarem jogos da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. Os times visitantes não poderão ficar mais do que 72 horas no país em que forem jogar.
A entidade anunciou nesta semana que vai bancar vôos fretados para os clubes, assim como os testes. O documento detalha como as delegações deverão proceder nas quatro etapas do deslocamento:
Libertadores volta a ser disputada em setembro — Foto: Martín Fernandez
1) Antes da viagem
- Todos os integrantes da delegação terão que fazer testes PCR e enviar os resultados 24 horas antes do voo para a Conmebol. Quem der resultado positivo ou indeterminado não pode embarcar;
- Além dos resultados dos exames, os clubes devem enviar sua agenda detalhada no país a ser visitado. As únicas atividades são saídas do hotel para treinar, jogar e voltar ao aeroporto.
2) Ao chegar
- Os procedimentos de imigração serão realizados de maneira isolada de outras pessoas no aeroporto;
- Assim que entrarem no ônibus, o veículo será lacrado por um representante da Conmebol. Não será permitido que ninguém entre ou saia do ônibus até a chegada ao hotel;
- Todos os integrantes da delegação já terão seu check-in feito com antecedência no hotel. As chaves de cada quarto serão entregues ainda no ônibus, para evitar aglomerações nos elevadores ou nas áreas públicas do hotel.
Ônibus do Flamengo, atual campeão da Libertadores: veículos serão lacrados — Foto: Divulgação
3) Saída para treino ou jogo
- Caso o time tenha planejado fazer algum treino, a atividade deve ser realizada em local ao ar livre e reservada exclusivamente para a delegação;
- Para o transporte até o local do treino (ou jogo) o ônibus deve ser novamente lacrado, sem permitir que ninguém entre ou saia durante o trajeto. Deverá ficar registrado o horário de chegada e saída;
- O uso do vestiário não será permitido para banho. Os jogadores devem fazer isso na volta ao hotel. A única exceção será quando os times partirem diretamente do estádio para o aeroporto.
4) Saída do país
- Após o fim do jogo, os times têm 24 horas para deixar o país. Em nenhum caso a permanência pode superar 72 horas;
- No transporte até o aeroporto, o ônibus deve ser novamente lacrado, e ninguém poderá entrar ou sair do veículo. (Globo Esporte)