Um dos debates mais acalorados entre os fãs nas redes sociais é sobre o melhor piloto de todos os tempos na Fórmula 1. E, com o sucesso impressionante de Lewis Hamilton nas últimas temporadas, essa discussão ganhou ainda mais temperatura. Para o ex-narrador inglês Murray Walker, famoso por levar as emoções da F1 por décadas pelas emissoras BBC e ITV, Hamilton superou Ayrton Senna e Michael Schumacher nessa disputa.

– Ele é, na minha opinião – e isso é muito controverso – melhor do que Schumacher ou Senna, porque ambos, Schumacher e Senna, adotaram em várias épocas de sua carreira táticas de pilotagem altamente discutíveis. Como Schumacher parando deliberadamente em Mônaco para impedir Fernando Alonso de conseguir a pole position (Mônaco-2006), como Schumacher colidindo com (Jacques) Villeneuve em Jerez em 1997, como Senna com (Alain) Prost em 1990 no Japão. Lewis Hamilton nunca foi nada disso. É um piloto extremamente bom e talentoso, e acho que nunca vimos alguém como ele antes. – disse o “Galvão Bueno” inglês em podcast exibido na Austrália.

Aos 96 anos de idade e extremamente lúcido e saudável, Walker acompanhou o último GP da Inglaterra no qual Hamilton venceu mesmo tendo um pneu furado na última volta. O ex-narrador disse que não conseguiria conter a empolgação se estivesse narrando a prova:

– Puxa, eu teria ido absolutamente à loucura, subido no teto da cabine, eu poderia pensar! Porque é um dos finais mais emocionantes de todos os tempos, quando você pensa sobre isso, Lewis chegando em casa à vitória e, de repente, parece que ele está voltando para casa em lugar nenhum.

Murray Walker narrou a Fórmula 1 para a Inglaterra até 2001 — Foto: Getty Images

Murray Walker narrou a Fórmula 1 para a Inglaterra até 2001 — Foto: Getty Images

Por fim, Walker previu que a enxurrada de vitórias de Hamilton ainda está longe de terminar, dada a excelência técnica da equipe Mercedes, atual hexacampeã mundial de construtores.

– Fangio ganhou muitas, assim como Jim Clark, Sir Jackie Stewart – eu poderia continuar – mas qual é o melhor que eu realmente não sei. Eu costumava dizer Fangio. Acho que vou ter de dizer muito em breve Lewis Hamilton. Se você olhar em termos estatísticos, ele já tem mais poles do que Michael Schumacher. Ele tem pelo menos três anos se não se machucar ou deixar a Mercedes por algum motivo ou eles decidirem parar. Nesse caso, ele tem pelo menos mais três campeonatos pela frente, então, estatisticamente, ele se tornará o maior – finalizou.

ARTE GP F1 70 — Foto: Infoesporte

ARTE GP F1 70 — Foto: Infoesporte

(Globo Esporte)