O ano de 2020 marca o centenário da primeira participação do Brasil na história dos Jogos Olímpicos. Em 1920, um grupo de atletas do país precisou de mais de quatro meses de viagem, entre navio e trem, até chegar na Antuérpia (Bélgica) para a disputa das Olimpíadas. Na ocasião, a seleção de tiro levou três medalhas, uma de ouro, uma de prata e uma de bronze, as primeiras das 129 conquistas até hoje pelos brasileiros.

Mas quais são os mais marcantes competidores olímpicos que defenderam as cores verde-e-amarela nestes 100 anos? Para tentar criar um ranking, o ge convidou 100 jornalistas, da Globo e de outros importantes veículos de comunicação, para eleger os maiores atletas brasileiros que já estiveram no principal evento poliesportivo do planeta.

Guilherme Paraense foi o primeiro campeão olímpico do Brasil  — Foto: Reprodução

Guilherme Paraense foi o primeiro campeão olímpico do Brasil — Foto: Reprodução

Enquanto o resultado não é divulgado, pegamos os vinte primeiros colocados da lista e colocamos a disposição para que o público também faça sua eleição.

Na história dos Jogos Olímpicos, o Brasil conquistou 30 medalhas de ouro, 36 de prata e 63 de bronze. A modalidade mais laureada é o judô, com 22 pódios, mas é bom lembrar que, se somarmos o vôlei de praia e quadra, são 23 medalhas. A vela, com sete ouros, é a que mais conquistou títulos.

Entre os atletas, os maiores medalhistas são os velejadores Robert Scheidt, com dois ouros, duas pratas e um bronze, e Torben Grael, com dois ouros, uma prata e dois bronzes. (Globo Esporte)