A última rodada do Campeonato Gaúcho reserva emoções, mesmo que sem rebaixamento por conta dos efeitos da pandemia do novo coronavírus. Sete dos 10 clubes do interior disputam entre si classificação às semifinais do segundo turno e também vagas em competições nacionais para 2021, como a Série D e a Copa do Brasil.

Todos os jogos da 6ª e última rodada ocorrem nesta quarta-feira, às 15h. O ge acompanha todas as partidas em Tempo Real. Confira abaixo os confrontos e a situação de cada equipe:

  • Novo Hamburgo x Grêmio – Arena Alviazul, em Lajeado
  • Inter x Aimoré – CT Morada dos Quero-Queros, em Alvorada
  • Pelotas x São José – CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul
  • São Luiz x Brasil de Pelotas – Arena Cruzeiro, em Cachoeirinha
  • Ypiranga x Caxias – Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves
  • Juventude x Esportivo – Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul

Apenas o Grêmio está classificado antecipadamente às semifinais do turno – a depender ainda da posição. Outros oito times brigam pelas três vagas restantes.

Estão eliminados: YpirangaAimoré e São José. O Índio Capilé pode empatar em pontos com o segundo colocado no Grupo B, mas fica atrás no número de vitórias, primeiro critério de desempate.

Grupo A

Cinco dos seis times podem avançar. Com oito pontos, o líder Inter se classifica em primeiro com uma vitória simples sobre o Aimoré. Se empatar ou perder, torce para que Novo Hamburgo ou Juventude não vençam seus jogos. Caso contrário, será eliminado.

Em segundo com sete pontos, o Novo Hamburgo avança se vencer o Grêmio e pode ficar em primeiro caso o Inter tropece. Se perder ou empatar, pode ser ultrapassado por Juventude e São Luiz.

Em terceiro, também com sete pontos, o Juventude passa de fase se vencer o Esportivo e Novo Hamburgo ou Inter tropeçarem. Também pode avançar com empate. Para isso, precisa que o Noia perca para o Grêmio.

São Luiz, do vice-artilheiro Michel, precisa de resultados paralelos para se classificar — Foto: Divulgação / EC São Luiz

São Luiz, do vice-artilheiro Michel, precisa de resultados paralelos para se classificar — Foto: Divulgação / EC São Luiz

São Luiz, quarto colocado com quatro pontos, tem a vida mais difícil. Precisa vencer o Brasil e ainda tirar a diferença no saldo de gols (-2) para Juventude (-1) e Novo Hamburgo (0), que terão necessariamente de perder seus jogos.

Pelotas, último colocado com apenas um ponto, também pode se classificar. É obrigado a vencer o São José e o clássico Bra-Pel, adiado e ainda sem data para ocorrer. Além disso, precisa que Novo Hamburgo, Juventude e São Luiz percam seus jogos.

Grupo B

Das seis equipes, duas estão fora e o Grêmio já está classificado. O Caxias, vice-líder com 10 pontos, só fica sem a vaga se tropeçar diante do Ypiranga e o Esportivo vencer.

Terceiro colocado com oito pontos, o Esportivo avança se vencer o Juventude e o Caxias, no máximo, empatar. Neste caso, precisaria tirar dois gols de diferença no saldo.

O lanterna Brasil, com quatro pontos, precisa de algumas combinações para se classificar. É obrigado a vencer o São Luiz e o Bra-Pel, adiado e ainda sem data. Ainda, necessita que o Esportivo não some três pontos e o Caxias perca. Também teria de tirar quatro gols de saldo do time grená.

Brasil de Pelotas ainda tem chances remotas de classificação — Foto: Carlos Insaurriaga / GEB

Brasil de Pelotas ainda tem chances remotas de classificação — Foto: Carlos Insaurriaga / GEB

Vaga na Copa do Brasil

O Gauchão concede três vagas para a Copa do Brasil: campeãovice 3º colocado geral (soma dos pontos dos jogos classificatórios, sem contar mata-matas). Como o Caxias está classificado à finalíssima por vencer o primeiro turno, já tem vaga assegurada para a competição de 2021.

Se a dupla Gre-Nal estiver na próxima Libertadores, entra diretamente nas oitavas da Copa do Brasil do ano que vem, e abre duas vagas da classificação geral do Estadual.

Caxias tem vaga assegurada na Copa do Brasil — Foto: Lucas bUbols

Caxias tem vaga assegurada na Copa do Brasil — Foto: Lucas bUbols  (Globo Esporte)