O Cruzeiro tenta não colocar peso na responsabilidade sobre a classificação do Campeonato Mineiro, mas uma queda prematura ainda na primeira fase da competição será uma passagem negativa do clube no torneio. Situação que nunca aconteceu no atual século XXI, uma desclassificação ainda na primeira fase só será impedido com uma vitória por três gols de diferença na primeira decisão de Enderson Moreira e em uma prévia do que o clube precisa também na Copa do Brasil.
Maior campeão mineiro no século XXI, com nove conquistas e atual bicampeão, sem ainda nunca ter ficado fora da fase de mata-mata no período, a Raposa tenta evitar uma nova decepção, após a recente queda inédita para a Série B do Campeonato Brasileiro.
Será o primeiro grande desafio de Enderson Moreira, que na estreia contra a URT, conseguiu justamente o resultado necessário nesta quarta-feira: 3 a 0. Se mantiver a “média”, o treinador levará o time a uma classificação às semifinais, conseguindo uma conquista importante neste primeiro início de trabalho.
Caso não passe de fase no Mineiro, o Cruzeiro terá de disputar o Torneio Inconfidência. A competição ocorrerá entre os dias 2 e 6 de agosto, e entre o quinto e o oitavo colocados da competição.
Vaga na Copa do Brasil
Ficar fora da semifinal não significará a ausência na próxima Copa do Brasil para o Cruzeiro. O regulamento do Mineiro assegura vaga para os primeiros quatro colocados. Mas a vaga viria do Ranking Nacional de Clubes da CBF, que assegura 10 lugares na competição.
Atualmente no ranking, o Cruzeiro é o quarto colocado, com 15.118 pontos, ficando atrás apenas de Palmeiras, Flamengo e Grêmio. (Globo Esporte)