O arcebispo metropolitano de Cuiabá, Dom Milton Santos, anunciou o cancelamento do maior evento da igreja católica na capital, o Vinde e Vede 2021, que reúne milhares de fieis nos dias de carnaval, por receito de contaminação do coronavírus.

“Poucos dias após o 34º Vinde & Vede-2020 fomos surpreendidos com as notícias alarmantes, rápidas e trágicas do contágio fácil do vírus que começou a mudar a história da humanidade toda”, disse o arcebispo.

No documento, Dom Milton cita que a Arquidiocese de Cuiabá após convocação com presença obrigatória de todos os sacerdotes decretou medidas pastorais de prevenção ao coronavírus em consonância com os decretos do município e do estado de Mato Grosso.

Ele destaca ainda que as previsões científicas e de saúde pública são as de que iniciaremos 2021 enfrentando ainda a pandemia do coronavírus e consequências para a saúde pública.

Dom Milton explica que a realização das edições do Vinde & Vede nos dias de carnaval em cada ano exige e necessita de preparações de no mínimo 8 meses de antecedência.

“O Vinde & Vede empenha a arquidiocese toda com as suas paróquias com enormes esforços, idealismo pastoral, a dedicação de horas e horas de planejamentos, avaliações, previsões de todo tipo. Uma intensidade contagiante de orações, sacrifícios, que alicerçam os quatro dias que a cada ano se tornam sempre mais imemoráveis”, disse ele.