Após quatro meses de paralisação, a Série A do Brasileiro, enfim, tem confrontos e novas datas definidas. Agora, à medida que a principal disputa a nível nacional se aproxima, crescem as especulações sobre o futuro dos clubes na competição. O Sport, de volta à elite depois de uma temporada na Série B, começa com o prognóstico de lutar contra o rebaixamento.
O presidente Milton Bivar, no entanto, discorda das previsões pessimistas e faz apenas uma projeção que acredita ser segura para 2020: o Flamengo terminará como campeão.
– Não estou dizendo que (o Sport) vai cair ou não vai cair. Eu trabalho. Aquele corredor que está correndo, não pode olhar para trás. Se olhar para trás, termina levando uma queda. E também não posso vaticinar: ah o Sport não vai, porque fulano vai cair na minha frente. Quero nem saber – diz Bivar, que completa.
“Estou olhando para o meu jardim, ali que vai nascer as flores, onde vai nascer o meu limão da minha rocinha, o meu milho. É onde estou preocupado. Os outros que se preocupem com eles. Por exemplo, posso dar só um prognóstico de Campeonato Brasileiro: Flamengo vai ganhar. Eu acho. É o único que sei que está certo”.
Campeão do Brasileiro de 2019, o Flamengo foi apenas a quarta equipe a retomar os treinamentos presenciais após a paralisação. Mas terminou sendo a primeira a jogar, com a vlta antecipada do Campeonato Carioca.
Ainda no fim do ano passado, Milton Bivar chegou a listar clubes com os quais via o Sport rivalizando na Série A em 2020. Eram eles Ceará, Fortaleza, Bahia, Goiás, Atlético-GO, Bragantino e Coritiba. Ali, a projeção tinha por base uma tentativa de manter o nível de receita próximo aos adversários. Na época, o Leão previa uma renda de R$ 61 milhões líquido, mas o cenário mudou com as quedas de arrecadação por conta da Covid-19.
Agora, o mandatário explica que prefere evitar traçar prognósticos sobre o futuro do Rubro-negro na elite e focar apenas no trabalho realizado.
– Se eu falo que acho isso, vão me cobrar: “O presidente falou”, “mentiu”, “o presidente é um babaca, porque está dizendo uma coisa que não é verdade”. Eu não posso falar isso, entende? Eu fui falar no início do ano que estávamos trabalhando, com um time forte. Meu amigo, o que levei de porrada nas redes sociais. Porque disse: “Cadê o time forte?”. Aí eu fui desclassificado contra o time lá de Blumenau, e os caras: “Cadê presidente, o time forte?”. E eles não vão esquecer que eu falei isso.
Na Série A do Brasileiro, o Leão estreia diante do Ceará, no segundo fim de semana de agosto. Em seguida, terá pela frente Vasco, Atlético-GO, Santos, São Paulo e Coritiba ainda no mesmo mês. (Globo Esporte)