O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, confirmou no final desta tarde que os clubes do Paulistão, especificamente do Interior, vão ter prazos para apresentar laudos de suas cidades para mandar seus jogos nas duas últimas rodadas.
Para a 11.ª rodada, que será disputada no dia 22 de julho, o prazo vai até esta sexta-feira às 18 horas. Em relação à 12.ª rodada, a última da fase de classificação, o prazo vai ser na próxima terça-feira também até as 18 horas.
NOVA MUDANÇA
A FPF quer atender a eventuais mudanças que sejam estabelecidas pelo Governo do Estado em relação às regiões vetadas – na Fase Vermelha – e que não podem receber jogos.
A FPF quer atender a eventuais mudanças que sejam estabelecidas pelo Governo do Estado em relação às regiões vetadas – na Fase Vermelha – e que não podem receber jogos.
“Por isso, num primeiro momento, usamos o bom senso e marcamos jogos somente onde as cidades estão na Fase Amarela, ou seja, a capital, Grande são Paulo e a Baixada Santista” – explicou Reinaldo Carneiro Bastos.
PEDIDOS DE CLUBES
Mas a entidade já sabe que deve receber pedidos de mudanças para as duas rodadas. Tudo vai depender da nova classificação do Governo de São Paulo para as mais diversas regiões do Estado.
Algumas cidades com clubes no Paulistão, inclusive, estão na Fase Vermelha, caso de Campinas (Guarani e Ponte Preta), Limeira (Internacional), Bragança Paulista (Bragantino), Itu (Ituano) e Ribeirão Preto (Botafogo).
Outras cidades estão na Fase Laranja, também contra-indicadas, como Mirassol e Novo Horizonte.
DOIS SALTOS
Mas os clubes estão otimistas em nova reclassificação nesta sexta-feira, dia 17 de julho. Mesmo porque os jogos serão decisivos em termos de evitar o rebaixamento, casos de Ponte Preta e Botafogo, como de classificação à segunda fase, como é o Guarani.
Esta vai ser a sétima (a última ocorreu dia 10 de julho) classificação regional no combate à pandemia. Bragança Paulista, por exemplo, está envolvida por conta da região, uma vez que sua estrutura está dentro das condições até mesmo da Fase Amarela.
O prefeito de Campinas, Jonas Donizete, comentou durante a semana que poderia até pular duas fases na cidade, do Vermelho para o Amarelo. Isso depois de ser criticado por dirigentes e torcedores pela regressão da cidade, que estava na Fase Laranja e voltou à Vermelha por causa da região. A própria Campinas tem absorvido bem os casos de covid-19. (Futebol Interior)