Da apoteose Capa-Preta ao “futebol capixaba fundo da merda”, a passagem de Loco Abreu pelo Rio Branco-ES no Campeonato Capixaba do ano passado foi surpreendente e, ao mesmo tempo, meteórica. Com algumas polêmicas, é verdade, mas atualmente ela não deixa saudade nos torcedores alvinegros.

 mais um capítulo dessa trajetória atribulada do atacante uruguaio em solo capixaba aconteceu nesta quinta-feira, quando o clube foi oficialmente notificado pela Fifa de que, por causa da dívida de cerca de 63 mil reais com o jogador de 43 anos, o clube está sofrendo a sanção de não poder inscrever novos jogadores até que haja a quitação integral do valor.

Todo o processo corre em segredo de justiça e Loco Abreu preferiu não se manifestar publicamente sobre o assunto. O advogado do atleta, Wallace Oliveira, que é especializado em direito desportivo, explicou que o clube sofreu uma sanção esportiva que consiste na proibição de registrar novos jogadores, nacional ou internacionalmente, pelo período máximo de três períodos de registro completos e consecutivos.

– Depois de não cumprir com a decisão da Câmara de Resolução de Litígios da FIFA, o Rio Branco foi punido com a proibição de registrar novos jogadores até que seja realizada a regularização da situação por parte do clube – afirmou o advogado.

Loco Abreu marcou seis gols pelo Rio Branco-ES no Capixabão 2019 — Foto: Daniel Pasti

Loco Abreu marcou seis gols pelo Rio Branco-ES no Capixabão 2019 — Foto: Daniel Pasti

“A CBF e o clube já foram notificados, logo a Federação do Espírito Santo também será. Não existe a possibilidade de recurso, isso já é a execução.”

A Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), por meio do seu presidente Gustavo Vieira, revelou que oficialmente a entidade ainda não foi notificada da decisão da Fifa, alegando que o processo é feito diretamente via sistema TMS entre a Fifa e o clube.

Presidente Capa-Preta garante o pagamento

Procurado pela reportagem do GloboEsporte.com, o presidente do Rio Branco-ES, Luciano Mendonça, afirmou categoricamente que o clube irá pagar a dívida em sua totalidade com o seu ex-camisa 13.

– Há uns 20 dias atrás a gente estava programado para isso. O valor vai ser pago nas próximas semanas, e optamos passar por esse processo mesmo, de pagar diretamente na Fifa, na justiça, porque aí já fica documentado. A gente pagando, o processo se extingue e não iremos dever mais nenhum centavo ao Loco Abreu.

Luciano Mendonça confirmou que o clube negocia com um novo patrocinador, ainda mantido em sigilo, que vai ajudar a reforçar o time na reta final do Campeonato Capixaba 2020. Neste acordo entra também a quitação dessa dívida com “El Loco”, que, no início do processo, tinha sido estipulada pelos requerentes no valor de mais de um milhão de reais.

“A operação Loco Abreu “se pagou”, porque a única dificuldade que a gente teve foi que eu herdei um clube com vários bloqueios judiciais. A única coisa ruim foi que nos tiraram do campeonato, fora isso teria sido bom financeiramente e esportivamente”

Loco Abreu em ação com patrocinadores do Rio Branco-ES — Foto: Daniel Pasti

Loco Abreu em ação com patrocinadores do Rio Branco-ES — Foto: Daniel Pasti

(Globo Esporte)