Certamente partiu de Mato Grosso uma das abordagens mais bem humoradas, com relativa pitada de bom gosto, sobre o novo coronavírus Covid-19, principal vilão da humanidade desde dezembro de 2019. Esqueçam os memes apelativos, como sobre o uso de injeções de desinfetante para combater o novo coronavírus ou os envolvendo cloroquina.

A Banda Embalo Sim, de Várzea Grande, se inspirou no “meme do caixão” para trazer um formato de lambadão que está viralizando, nas redes socais, notadamente em Mato Grosso.

E, para agregar valor, a coreografia é similar à de um enterro, supostamente em Gana (África), onde seis homens negros fazem a dança da despedida do amigo. No caso do lambadão de Mato Grosso, são quatro jovens negros carregando o caixão, simbolizando o risco de morte por Covid-19, para quem não toma as medidas preventivas.

Aliás, a produção do vídeo foi feliz ao trazer os   homens vestidos de terno pretos, óculos escuros e quepe, na encenação da  coreografia imortalizada por africanos. Os batuques e trompetes, comuns ao lambadão cuiabano, dão o tom, enquanto carregam o caixão pelas ruas de Várzea Grande.

A versão do lambadão  para o hit africano  teria surgido de um desafio.  A música mato-grossense ensina a usar a máscara e passar álcool nas mãos, entre outras medidas preventivas.

O Brasil já passou de 30 mil mortes e  em Mato Grosso 75. Todo  o país está sendo  castigado pela pandemia, segundo números oficiais.

Veja vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=pjwStuD20XQ