Como complemento da fase 2 da Operação Trypes, policiais federais que participaram dos trabalhos, depois, se dedicaram também ao resgate de animais domésticos abandonados no garimpo ilegal, em Aripuanã – 1,2 mil quilômetros a noroeste de Cuiabá. As forças de segurança divulgaram nesta quinta-feira (10) imagens da destruição de equipamentos pesados confiscados dos garimpeiros.
Seis cães e dois gatos foram resgatados e encaminhados para um local especializado em acolhimento de animais.
Mais de três mil profissionais da mineração e aventureiros foram regirados do garimpo na Serra do Expedito, por forças de segurança federais e de mato Grosso, cumprindo determinação da Justiça Federal.
Emergência
Alarmado com as consequência, o prefeito Jonas Rodrigues da Silva, o Jonas Canarinho (PR), de Aripuanã , decretou situação de emergência social no município após garimpeiros deixarem área de garimpo ilegal e ocuparem o centro da cidade. O prefeito pediu que as forças de segurança não destruissem ou queimassem os equipamentos e maquinários utilizados pelos garimpeiros na exploração do ouro.
Os agentes cumpriram ordem judicial que determinou a destruição a fim de evitar que os garimpeiros retornem ao local e continuem a minerar ilegalmente.
Animais abandonados
No momento da desocupação os policiais incentivaram os garimpeiros a levarem consigo seus animais, porém alguns foram deixados para trás.
Seis cães e dois gatos foram resgatados e encaminhados a uma empresa especializada em acolhimento de animais onde receberam atendimento veterinário e serão posteriormente encaminhados para adoção.
Um dos cãezinhos foi adotado por um policial federal e depois de receber atendimento veterinário viajará de viatura até seu novo lar.