A má notícia, para desespero dos mato-grossenses: a previsão é de que o tempo continuará seco pelos próximos dias. A boa notícia para quem vive na Região Metropolitana de Cuiabá é de que a mínima, nesta sexta-feira (13), será de 20 graus Célsius, o que alivia o calor dos últimos dias, e não ocorria desde a primeira quinzena de julho, embora a máxima chegue aos 28 graus Célsius.

Trata-se de uma leve “frente fria” da Amazônia Legal que está de passagem pelo cerrado e Pantanal de Mato Grosso. Contudo, a possibilidade de chuva é de 5%. Há perspectiva de sol encoberto, mas com nuvem seca.

É o que aponta o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).  A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também é idêntica.

Para o final de semana, o calor continua forte: 41 graus Célsius de máxima, no sábado (14) e no domingo (14), com mínimas de 24 graus Célsius, nos dois dias.

Quem quiser um friozinho básico terá de se deslocar até Chapada dos Guimarães, nesta sexta-feira (13), pois a previsão é de a mínima atingir 10 graus Célsius. Já a máxima será bem alta: 35 graus.

Para sábado e domingo, a temperatura em Chapada sobe um pouco: mínimas de 18 graus Célsius e máximas de 36 graus, no sábado; e de 37, no domingo.

Sem chuva, a tendência é de que as queimadas e incêndios continuem acontecendo, principalmente no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Dezenas de hectares do santuário ecológico de Mato Grosso, seja por alguém atear proposital ou acidental, já foram inapelavelmente consumidos pelo fogo, nos últimos meses.

Comédia…
Bem humorado como poucos, no Brasil, o povo mato-grossense resolveu fazer joça por causa do excesso de calor, registrado nas últimas semanas. E uma das piadas que viralizou, nas redes sociais, foi a sátira com os nomes das cidades de Mato Grosso, principalmente na Região Metropolitana de Cuiabá.

A Capital, por exemplo, passou a se chamar CuiaBrasa, evidentemente pela onda de calor. Veja a íntegra do “causo”, que se tornou piada em grupos de redes socais:

Em virtude da MP 177/2019 as cidades do Estado do Mato Grosso passarão a se chamar a partir de 11/09/2019:

Cuiabrasa,
Tangará da Sauna,
Brasa do Garças,
Fogonópolis,
Fogoné
Brasa Preta,
Churrasqueira do Leste,
Fornolandia,
Forno Esperidião,
Forno dos Gaúchos,
Brasanatinga,
São Foguêncio de Fátima
Chabrasa dos Guimarães
Nossa Senhora do Calorento
Várzea Quente
Brasa do Bugres
Santo Antônio do Fogarel
Caloraceres
Rosário Forno
Brasão de Melgaço…. E Distrito de Mimofogo