Kalil Baracat foi um dos prefeitos selecionados para receber o título de Prefeito Inovador 2024 por investir mais de R$ 4,5 milhões em tecnologia digital na Educação Municipal e ser o primeiro município de Mato Grosso a implantar da Rede SIM para abertura de empresas
O prefeito Kalil Baracat e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Charles Caetano Rosa, abriram o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Mato Grosso, no Centro Cultural da Orla da Alameda em Várzea Grande.

O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, reuniu prefeitos, gestores, servidores e especialistas interessados em conhecer e dialogar sobre inovações, abordando soluções e investimentos voltados para a transformação digital dos serviços públicos. O evento também integra a programação de aniversário de 157 anos de Várzea Grande.


Em seu discurso de abertura, Kalil Baracat, um dos prefeitos selecionados para receber o título de
Prefeito Inovador 2024, destacou a importância do Fórum para o momento atual dos municípios, que através dos seus gestores, buscam a modernidade para a agilidade e simplicidade na dministração pública. Ele citou como exemplo a implantação em Várzea Grande da Rede SIM, onde o município foi o primeiro do estado a implantar a iniciativa pioneira em Mato Grosso, que possibilitou a abertura de empresas em até 5 minutos.

“As prefeituras têm que se modernizar, têm que se adequarem. Nós estamos informatizando todos os nossos procedimentos, digitalizamos todo o quadro de servidores da prefeitura o que permitiu o controle, a atualização e os enquadramentos com mais segurança e assertividade” comemorou.

Kalil destacou ainda a criação do primeiro centro de Robótica das escolas públicas de Mato Grosso que foi implantado em sua gestão e os investimentos de mais de R$ 4,5 milhões em tecnologias educacionais como: lousas digitais e mesas interativas nas escolas municipais de Várzea Grande. “Nós temos hoje um laboratório de Robótica no Núcleo Educacional Tecnológico de Várzea Grande – NET/VG, que está preparando nossos alunos e professores para os desafios modernos da tecnologia. Várzea Grande está se preparando para ser um grande polo tecnológico no Estado” declarou.

O prefeito lembrou ainda que Várzea Grande juntamente com o Governo do Estado de Mato Grosso está implantando o Parque Tecnológico que será um divisor de água na economia local, estadual e nacional, pois está voltado a transformar a cidade em um polo educacional e industrial com interesse voltado para o agronegócio.

“Caminhamos de forma acelerada e eficiente para transformar Várzea Grande através de avanços tecnológicos em uma cidade melhor para se viver, para estudar e trabalhar”, disse Kalil Baracat.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Charles Caetano Rosa reforçou a capacidade da tecnologia se tornar uma grande fonte de receita e empregos para uma cidade e apresentou todos os serviços digitais disponíveis à sociedade na página oficial da prefeitura.

“Várzea Grande tem procurado se espelhar em cidades que utilizam a tecnologia e nos investimentos nos serviços públicos de atendimento ao cidadão, gerando mais credibilidade, mais transparência para quem utiliza os serviços da Prefeitura”, afirmou Charles Caetano.

Participam do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Mato Grosso, os Prefeitos e gestores de Alto Garças, Cáceres, Chapada dos Guimarães, Nortelândia, Primavera do Leste, Rondonópolis e Várzea Grande compartilham os avanços tecnológicos e mostram como as cidades têm investido em novas tecnologias visando melhorar o atendimento aos cidadãos.

Também participam do Fórum o subtenente Leandro Gustavo Alves, Assessor Técnico de Projetos de Tecnologia na Secretaria de Estado de Segurança Pública do Governo de Mato Grosso, e a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação da SECITECI, Lecticia Figueiredo. Eles apresentam as inovações disponíveis no Governo do Estado para apoiar a transformação digital das cidades.