Cuiabá - MT | Domingo, 19 de Setembro de 2021

Governo estuda barrar novas doses a cidades com baixa vacinação

Governo estuda barrar novas doses a cidades com baixa vacinação

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), e o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, querem barrar a distribuição de novas doses contra Covid-19 àquelas cidades cuja cobertura vacinal esteja abaixo de 75%.

Em vídeo encaminhado a prefeitos na quarta-feira (28), os gestores apontam que não seria “justo” que as cidades que estão com baixa cobertura na imunização continuem a receber doses com a mesma frequência que as outras.

Segundo Mendes, há 35 municípios mato-grossenses enquadrados com menos de 75% de aplicação das vacinas, de acordo com dados oficiais do Ministério da Saúde. Paralelamente, algumas cidades já aplicaram até 100% das doses recebidas.

Conforme explicou o governador, o pedido para barrar a distribuição será encaminhado à Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é responsável pelas decisões em torno da vacinação contra a Covid-19.

“Até imagino que tem gente que aplicou, mas não atualizou o sistema, o que é ruim para a cidade e para Mato Grosso. Por isso que ficamos feios na foto quando aparece Mato Grosso com uma performance não muito positiva”, apontou o democrata.