Cuiabá - MT | Domingo, 13 de Junho de 2021

Em parceria com ALMT, secretário anuncia edital para setor da Cultura e do Esporte

Em parceria com ALMT, secretário anuncia edital para setor da Cultura e do Esporte

 O secretário de Estado  de Cultura e Esportes,   Alberto Machado,  conhecido   Beto Dois a Um, anunciou nesta quarta-feira (10), o Edital Movimentar, que irá contemplar projetos de apresentações, oficinas, cursos e palestras voltadas para o setor cultural. O edital, de R$ 2 milhões, é uma parceria viabilizada com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e deverá ser anunciada nos próximos dias.

Segundo Beto Machado, o objetivo é alcançar 630 projetos e atender 1.000 profissionais da cultura em todo o estado. A medida é um apoio aos trabalhadores que enfrentam dificuldades durante a pandemia e à restrição de circulação.

“[O edital] financiará, de maneira emergencial, projetos de apresentações, oficinas, cursos e palestras nas diversas modalidades da cultura, do esporte e do lazer de forma on-line. Vamos oferecer à população um conteúdo importante para a promoção da qualidade de vida, o incentivo à saúde e ao bem-estar”, ressaltou Beto, em suas redes sociais.

A programação prevista a partir do edital contará com lives e projetos da Cultura e do Esporte pensados exclusivamente para o meio digital. De acordo com o governador Mauro Mendes (DEM), o edital traz novas possibilidades aos artistas e atletas do Estado.

“Nós acertamos com o presidente da Assembleia [Maxi Russi], com os nossos deputados da base e a primeira-dama [Virginia Mendes], que está sempre falando nesse assunto e vamos lançar nos próximos dias um edital de apoio aos profissionais da Cultura e do Esporte”, pontuou.

Em outubro de 2020, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) publicou cinco editais para utilização dos recursos da Lei Aldir Blanc, com investimentos de R$ 25 milhões em 513 projetos, que foram divididos em cinco chamadas públicas. Foram contempladas propostas de teatro, dança, artes visuais, audiovisual, literatura, música, culturas de matrizes africanas, urbanas, jovens, LGBTIA+, entre outras expressões artísticas.