Cuiabá - MT | Domingo, 16 de Maio de 2021

AL cobra explicações sobre mortes de peixes próximos à usina em Sinop

AL cobra explicações sobre mortes de peixes próximos à usina em Sinop


.

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Por unanimidade, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou na sessão ordinária do dia 18 de agosto requerimento nº 462/2020 de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB) que cobra explicações do governo do Estado a respeito da mortalidade de peixes próxima a Usina Hidrelétrica de Sinop (UHE). A propositura atendeu pedido da Associação do Segmento da Pesca do Estado de Mato Grosso.

Os questionamentos encaminhados a Secretaria de Estado de Meio Ambiente deverão ser respondidos no prazo de 30 dias sob pena de o titular da pastar vir a cometer crime de responsabilidade.

As respostas deverão ser feitas a respeito dos seguintes itens:

Quais as causas de mortalidade dos peixes no Rio Teles Pires localizado no município de Sinop, próxima à barragem da Usina Hidrelétrica de Sinop (UHE)? Quais os procedimentos de investigação estão sendo tomadas ao caso ocorrido? Qual a penalidade ao agente causador de tamanha atrocidade? Qual estratégia a SemaEMA está tomando para não colocar em risco o equilíbrio ecológico local e a atividade econômica e turística da pesca?

“Em tempos de debate sobre o “Cota Zero”, e diante do lamentável dano ambiental sofrido na região, é necessário que seja investigado e devidamente responsabilizado, se for o caso, o agente causador de tamanha atrocidade. Diante da constatação da intensa prática predatória que está causando danos ambientais, gerando visível mortalidade de peixes, colocando em risco o equilíbrio ecológico local e a atividade econômica e turística da pesca”, justifica o parlamentar

 

Fonte: ALMT